Painel de Apoio à Gestão: Painel Provimento Médico está disponível para consulta –
voltar

Gestão | 11/11/2022

Painel de Apoio à Gestão: Painel Provimento Médico está disponível para consulta

De grande relevância para o Sistema Único de Saúde, ambos programas de provimento médico em curso no Brasil – Programa Mais Médicos (Lei nº 12.871/2013) e Programa Médicos pelo Brasil (Lei nº 13.958/2019) – hoje são responsáveis pela alocação de cerca de 13.000 médicos em mais de 3.000 municípios. Isso corresponde a aproximadamente 25% das eSF existentes, atendidas pelos programas.

A gestão municipal vivendo o processo de transição entre os programas, carece de informações acessíveis acerca da situação de ambos os programas afim de melhor planejar a força de trabalho médico no município. Conhecer os prognósticos de desocupação de vagas em um programa (PM M) e a concomitante reocupação, ou não, de vagas pelo outro programa (PMpB) tem sido um  desafio para os gestores municipais que contam com os programas para o provimento médico de suas equipes.

Nesse sentido e evoluindo sempre na organização das informações de interesse para a gestão municipal, o Conasems propôs e apresenta mais um Painel de Apoio à Gestão, o Painel de Provimento Médico, que você pode acessar no endereço: https://www.conasems.org.br/painel/provimento-medico/

Este Painel apresenta a situação de ambos os programas – PMM e PMpB – com o número de vagas previstas e vagas ocupadas, também possibilita a visualização da transição entre os programas demonstrando o aumento ou diminuição de vagas, traz também a situação atual de ocupação de vagas de ambos os programas com a informação de término dos ciclos do PMM, além de uma aba onde podemos ver a situação de editais em curso ou finalizados.

Navegue, explore, opine, sua opinião é muito bem-vinda para que possamos qualificar cada dia mais as informações que importam para o gestor municipal!

Compartilhar