Congresso Brasileiro de Informática em Saúde (CBIS) está com inscrições abertas para a 19ª edição –
voltar

Gestão | 16/11/2022

Congresso Brasileiro de Informática em Saúde (CBIS) está com inscrições abertas para a 19ª edição

 

O Congresso Brasileiro de Informática em Saúde (CBIS), na sua 19ª edição, traz como tema central “Sistemas Inteligentes para Saúde: Desafios da Ética e Governança” com o intuito de promover a discussão sobre a utilização da Inteligência Artificial aplicada à saúde. O evento será presencial em Campinas SP durante os dias 29/11 e 2/12 de 2022

Saiba como se inscrever clicando aqui

Descrição: Um dos principais objetivos do CBIS 2022 é promover o debate sobre a Saúde Digital no País e aliar forças para que os resultados obtidos nos últimos anos sejam potencializados e a área fortalecida, promovendo a discussão de temas relevantes com o envolvimento do mercado e da academia.

Público-alvo: Profissionais de hospitais, clínicas, operadoras, consultorias, empresasde software, universidades, ministério e secretarias de saúde estarão reunidos nos quatro dias do evento para discutir como a tecnologia pode contribuir na gestão e na assistência à saúde, através de uma abordagem que irá dos conceitos aos aspectos práticos da Saúde Digital.

Mais sobre o tema

Estarão reunidos profissionais e estudantes, empresas e instituições de ensino e pesquisa, representantes do governo, fornecedores e usuários, do setor público e privado, com o objetivo de promover um amplo debate de ideias, fundamentos, aplicações e políticas relacionadas à Estratégia de Saúde Digital para o Brasil. O evento busca a consonância com as pautas mundiais como a “Global Strategy on Digital Health 2020-2025” lançadas pela WHO em 2020 e as orientações “Ethics and Governance of Artificial Intelligence for Health – WHO Guidance” lançadas em 2021.

A Saúde Digital vem mudando a maneira de se organizar e ofertar serviços de saúde em todo o Mundo. As atividades de saúde estão intimamente ligadas à informação e a comunicação, dependem de conhecimento e tecnologia para viabilizar mecanismos inovadores, efetivos, eficazes e eficientes que ampliem o alcance e aumentem a qualidade, a resolubilidade e a humanização dos diversos aspectos da atenção em saúde.

Os sistemas inteligentes com uso direto ou indireto da Inteligência Artificial (IA), têm sido vistos como uma grande promessa para melhorar as práticas em saúde. Entretanto, para que os benefícios da IA sejam transversalmente benéficos, existem desafios éticos e de governança que precisam ser amplamente discutidos pela sociedade, possibilitando projetar e implementar leis e políticas eticamente defensáveis ​​e tecnologias de IA eticamente projetadas para a saúde (WHO, 2021).

Compartilhar