Os desafios para institucionalização do processo de regionalização nas macrorregiões de saúde do país e a captação de recursos por meio das Emendas Parlamentares serão temas de dois grandes seminários que acontecerão durante o XXXVI Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde.
Com o tema “Diálogos do Cotidiano no Horizonte da Gestão Municipal do SUS”, a edição deste ano acontecerá entre os dias 12 e 15 de julho, em Campo Grande-MS. As inscrições podem ser feitas até dia 24 de junho. O encontro conta com ampla programação e reunirá gestores, trabalhadores e profissionais do SUS de todos os estados do país.
O Seminário “Regionalização” acontecerá no dia 14/07, das 9h às 12h, para inscritos no Congresso, e terá como objetivo discutir com os gestores municipais e trabalhadores da saúde os desafios para institucionalização do processo de regionalização nas macrorregiões de saúde do país e enfatizar a importância da organização da rede de atenção na busca de garantir a continuidade e do melhor cuidado em saúde. O evento terá palestras da assessora técnica do Cosems-PE, Cristina Paulino; da presidente do Cosems-BA, Stela Souza; e da presidente do Cosems-GO, Verônica Wottrich.
O Seminário “Captação de Recursos por meio das Emendas Parlamentares” acontecerá no dia 15/07, das 9h às 12h, para inscritos no Congresso, e terá como objetivo contextualizar as emendas parlamentares nas práticas do processo legislativo e de planejamento e orçamentos públicos, em especial, no que se refere às possibilidades de obtenção de recursos públicos federais para a saúde, bem como apresentação de propostas. O seminário terá como palestrante a assessora técnica do Conasems, Alessandra Matias; com participações do presidente do Conasems, Wilames Freire; do Presidente do Cosems-MS, Rogério Leite; e da vice-Presidente do Cosems-MS, Maria Angélica Benetasso.
Para mais informações, acesse https://congresso.conasems.org.br/