Encerramento do I Congresso Virtual reúne relatos do Guia Covid e lançamentos - CONASEMS
voltar

Gestão | 10/11/2020

Encerramento do I Congresso Virtual reúne relatos do Guia Covid e lançamentos

A última atividade do I Congresso Virtual do Conasems acontece nesta quinta-feira (12) a partir das 14:30h com transmissão ao vivo no YouTube. O webnário “Experiências de implementação do Guia Orientador de enfrentamento da pandemia na Rede de Atenção da Saúde – as lições para o encerramento da gestão”, vai mostrar a eficiência do SUS na ponta. 

Em abril deste ano, Conasems e o Conselho Nacional dos Secretários de Saúde (Conass) se reuniram e construíram em conjunto o Guia Orientador para enfrentamento da pandemia na Rede de Atenção à Saúde. O material está na sua 3ª edição e você pode conferir ele na íntegra clicando aqui

Participam do webnário o secretário-executivo do Conass, Jurandi Frutuoso, o diretor financeiro do Conasems, Hisham Hamida e, virtualmente, um (a) gestor (a) de saúde de alguns estados do país para falar sobre a implementação do Guia Orientador no seu território. Além deles, teremos a presença de três debatedores convidados, que trabalharam na elaboração e implementação conjunta da estratégia: Eliane Chomatas,  Marco Antônio Matos e Marcos Franco.

 

I Congresso Virtual

Quatro meses depois, chega ao fim a primeira experiência virtual de um Congresso do Conasems. Até aqui, aconteceram 35 edições presenciais que contaram com milhares de participantes dispostos a aprender, ensinar e a discutir sobre os desafios diários do SUS. 

2020 foi atípico e o Conasems se reinventou: não bastava fazer um evento que tratasse de pautas como Atenção Básica, Vigilância em Saúde e financiamento como antes. Esse ano exigiu que o formato e a duração do Congresso mudassem e, para além disso, que aprofundássemos as discussões em todos os âmbitos da saúde pública brasileira. De julho a novembro, os 7.485 inscritos no I Congresso Virtual do Conasems contaram com 20 atividades gratuitas e online, disponíveis em tempo integral para a gestão municipal de saúde e para profissionais do setor. 

Até agora, as mais de 37 mil visualizações nas lives do Congresso Virtual mostram que esse foi um evento plural, democrático e de muita troca de conhecimento. As interações entre palestrantes e congressistas via perguntas nos chats, os exemplos bem sucedidos do enfrentamento da Covid-19 nos municípios retratados na I Mostra Virtual Brasil, aqui tem SUS e as inúmeras horas de aprendizado são alguns dos destaques desse evento que marcou presença em todo o Brasil. 

Durante a transmissão ao vivo, serão lançadas duas publicações que contemplam a efetividade e a potência do SUS nos Municípios: o Catálogo de Experiências Exitosas da 16ª Mostra Brasil, aqui tem SUS reúne os 500 projetos selecionados no ano passado e o Catálogo da Mostra de projetos de intervenção do Projeto Aedes na Mira, com os 300 trabalhos de alunos da capacitação. 

Para quem perdeu algum dos webnários ou apresentação de experiências exitosas na Mostra Virtual, todo o material continuará disponível no Canal do Conasems no YouTube. A emissão de certificados já pode ser feita! Acesse congresso-virtual.conasems.org.br, faça seu login e entre no seu painel pessoal. Basta navegar pelas atividades que participou e solicitar o certificado digital. 

 

Compartilhar