voltar

Gestão | 29/11/2019

Seminário internacional promovido pelo Conass discute cuidados paliativos

O Seminário Internacional Conass Debate – Cuidados Continuados e Integrados: um desafio para o presente aconteceu nesta terça (25) e quarta (26), em Brasília. O objetivo do evento foi debater os caminhos que o Brasil precisa adotar no que diz respeito aos cuidados continuados e integrados dentre os quais se inserem também os cuidados paliativos, à luz do que já foi feito por outros países, conhecendo seus erros e acertos. O presidente e o secretário executivo do Conasems Wilames Freire e Mauro Junqueira participaram do evento. 

O secretário de Estado da Saúde do Distrito Federal, Osney Okumoto, ressaltou a importância do tema e relevância de trazê-lo para a debate já que existe uma grande quantidade de pessoas ligadas a essa temática não só no país, como também fora dele.

Representando o Ministério da Saúde, Mariana Borges Dias, observou que o evento significa uma virada de página e marca a história dos Cuidados Paliativos no país. “Estamos agregando diversas forças e pessoas movidas pelo mesmo ideal. Precisamos mudar a cultura não só entre os profissionais, mas também entre a população. Espero que os encaminhamentos desse evento sejam de fato executados”.

O secretário executivo do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), Mauro Junqueira, parabenizou o Conass pela iniciativa e destacou que o tema dos cuidados continuados e integrados trata de um desafio não só do presente, mas também para o futuro, haja vista a mudança da pirâmide etária que demandará mais do Sistema Único de Saúde.

O primeiro dia do evento contou com as palestras da médica Ana Claudia Arantes, especialista em Cuidados Paliativos pelo Instituto Pallium e Universidade de Oxford, que falou sobre como envelhecemos e morremos no século XXI. Já o presidente da Associação Brasileira de Cuidados Paliativos, Daniel Fortes, falou sobre os conceitos, evidências e desafios desses cuidados. À tarde as palestras contaram com a presença de palestrantes internacionais que apresentaram as experiências de seus países acerca dos desafios e oportunidades dos cuidados continuados e integrados no mundo.

Com informações do Conass