Secretaria de Saúde de Maringá promove campanhas preventivas em várias áreas - CONASEMS
voltar

Gestão | 29/11/2010

Secretaria de Saúde de Maringá promove campanhas preventivas em várias áreas

O secretário de Saúde, Antônio Carlos Nardi, com as enfermeiras que participaram da campanha na Mesquita Muçulmana Foto: Assessoria de Comuniação/PMM
O secretário de Saúde, Antônio Carlos Nardi, com as enfermeiras que participaram da campanha na Mesquita Muçulmana Foto: Assessoria de Comuniação/PMMA Secretaria de Saúde está desde a semana passada mobilizada em campanhas preventivas em diversas áreas, em parcerias com outras secretarias municipais, entidades e instituições. Junto com a Secretaria da Mulher, a Saúde participa da Semana do Laço Rosa de prevenção ao câncer de mama com várias ações por toda a cidade. No sábado, 23 Unidades Básicas de Saúde realizaram plantão, atendendo as moradoras  para orientação e exames de mama e para a  coleta de material para  o preventivo do cólo de útero.

Uma equipe de profissionais fez um atendimento especial na Mesquisa Muçulmana, também no sábado –  Dia de Luta contra o Câncer de Mama. Enfermeiras da Secretaria de Saúde realizaram exames clínicos de mama e coleta de preventivo de câncer do colo do útero, além de orientações sobre o autoexame das mamas. “A Sociedade Beneficente Muçulmana de Maringá iluminou de cor de rosa a Mesquita, que durante a semana foi o monumento a campanha do Laço Rosa na cidade”, explicou o secretário de Saúde, Antônio Carlos Nardi.

No Hospital Municipal, em parceria com a Sociedade Brasileira de Dermatologia, foram realizados os exames da Campanha Nacional de Prevenção ao Câncer de Pele. Médicos dermatologistas voluntários atenderam mais de 200 pacientes encaminhados pela rede municipal e distribuíram centenas de folhetos orientando sobre o uso correto do protetor solar.

Para marcar o Dia Mundial de Luta contra a Aids, a Secretaria de Saúde vem realizando ações em parceria com entidades. O Ambulatório DST/AIDS promoveu testagem nas UBS Morangueira e Quebec, promove nesta terça-feira (30) palestra de aconselhamento e coleta de exame convencional aos menores internos do CENSE – Centro de Sócio Educação e na quarta-feira, palestra na Casa de Emaús com o médico Dennis Armando Bertolini, do departamento de análises clinica da UEM

Na quinta-feira, 2 de dezembro, capacitação sobre Redução de Danos com participação de profissional redutor de danos do Ministério da Saúde, e na sexta-feira palestra com idosos sobre DST/Aids dos NIS Morangueira às 8 horas. “São eventos e ações que integram nossa política de promoção em saúde pública, levando à comunidade a importância da prevenção e do diagnóstico precoce”, lembra Nardi.

Foto e texto da Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Maringá (PR) 

Compartilhar