Saúde de Santo André (SP) recomenda atenção à hidratação em época de doenças típicas do calor - CONASEMS
voltar

Gestão | 14/01/2011

Saúde de Santo André (SP) recomenda atenção à hidratação em época de doenças típicas do calor

Cesa_Vl.Linda_foto_por_Julio_Bastos-PSA._DSC_9519.preview
Cesa_Vl.Linda_foto_por_Julio_Bastos-PSA._DSC_9519.previewPAs municipais registraram aumento de 7% nas ocorrência de patologias de verão como diarréia, virose e desidratação

Números fornecidos pela Secretaria de Saúde de Santo André mostram que houve aumento de 7% na demanda dos Pronto-Atendimentos (P.A) relacionadas a patologias típicas do verão, como virose, desidratação e diarréia. Por isso, o Departamento de Assistência à Saúde (DAS) faz recomendação tão simples quanto valiosa: é preciso redobrar a atenção com a hidratação no verão. “Entre cuidados com a pele e alimentação, destaca-se o consumo maior de líquidos – preferencialmente água e sucos – a fim de equilibrar e fortalecer as defesas naturais do organismo” – afirma o médico do DAS, Wagner Rydl Buchmann.

Diferentemente do ocorrido nos PA´s, nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e no Centro Hospitalar Municipal de Santo André (CHMSA) não foram registrados aumento de casos de doenças de verão. Isso porque as UBSs atendem por agendamento e o atendimento destas doenças, caso apareçam, é feito na consulta de rotina. Já o CHMSA encaminha estes casos para os PAs.

As urgências e emergências municipais tiveram aumento de 7% no período de dezembro último e inicio de janeiro. As patologias típicas da época tiveram proporcional aumento. “As UBSs atendem por agendamento e o CHM encaminha para os PAs e lá as doenças de verão tiveram aumento proporcional”, informa o gerente administrativo da Secretaria de Saúde, Décio Prates Júnior, que contabiliza estes dados.

Saudável

O calor intenso e a umidade do verão brasileiro favorecem, e muito, o aumento da transpiração e, consequentemente, da perda de água. Por isso, especialmente nesta estação do ano, o risco de desidratação (perda excessiva da água corporal, levando a alguns quadros que podem ser muito graves) é maior.

Assim, para que o verão não vá por água abaixo junto com a perda de líquido, o médico Wagner Rydl Buchmann, do DAS, enumera uma série de dicas para manter o corpo hidratado e saudável na estação mais esperada do ano.

O especialista fala o que representa a água no organismo. “Ela representa mais da metade do peso do nosso corpo, e nas crianças de 70 a 75%. Por isso a hidratação infantil é muito importante no verão. Além disso, permite a regulação da temperatura do organismo (suor), distribui nutrientes, dilui substâncias e é a base das diversas secreções produzidas pelo organismo (lágrimas, saliva, suco gástrico). Promove ainda a eliminação das toxinas (urina) do organismo, entre outras funções importantes”, explica Buchmann.

A hidratação é importante, mas requer atenção. O ideal é ingerir um a dois copos de água pela manhã, distribuindo o restante ao logo do dia. Evitar beber água durante as refeições, para que não haja prejuízo em termos de perdas de nutrientes, ou má digestão, é outra dica da importante. A orientação é ingerir liquido 30 minutos antes e 2 horas após as refeições.

O consumo de líquido pode variar de pessoa para pessoa. Um adulto com 80 quilos deve consumir ao menos 2 litros e 700 ml de água por dia, em porções e intervalos regulares. As crianças devem beber de 50 a 60 mililitros por quilo de peso e os lactentes, 150 mililitros por quilo de peso.

Além de água pura, sucos e leites — incluindo seus derivados — garantem boa hidratação. Mas nem tudo que é liquido hidrata. Algumas bebidas muito consumidas no verão podem seguir o caminho contrário. “A cafeína ou álcool desidratam, pois são diuréticos e provocam a perda de água no organismo,” alerta o especialista.

“Os principais sintomas da desidratação são: boca seca, sonolência, distúrbios de comportamento e cansaço. E lembre-se, ao sentir sede, provavelmente você já está desidratado”, ressalta Buchmann. 


Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Santo André (SP) 

Compartilhar