RDC 44/2010 - Vigilância Sanitária de Alagoas realiza blitz educativa na segunda-feira - CONASEMS
voltar

Gestão | 03/12/2010

RDC 44/2010 – Vigilância Sanitária de Alagoas realiza blitz educativa na segunda-feira

anvisa-rdc-44-2009-drogarias
anvisa-rdc-44-2009-drogariasTécnicos da Vigilância Sanitária estadual realizam na segunda-feira (6), uma Blitz Educativa, a partir das 9h, nas farmácias de Maceió. A ação tem o objetivo de detectar se os estabelecimentos estão cumprindo a determinação da RDC 44/2010 da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que obriga a venda de antibiótico mediante a apresentação e retenção da receita. Desde o dia 28 de novembro que a RDC entrou em vigor.

Segundo o diretor da Vigilância Sanitária, Paulo Bezerra, os técnicos irão percorrer farmácias  e drogarias, com o objetivo de conscientizar e orientar em relação à norma que está em vigor desde o dia 28 de novembro. “Desde o final do mês passado, os estabelecimentos que comercializam medicamentos só podem vender antibióticos com a apresentação da receita em duas cópias, uma ficará na farmácia e a outra devolvida ao paciente com carimbo para comprovar a dispensação. A receita terá validade de dez dias”, explicou Bezerra.

A decisão da Anvisa surgiu após verificar o crescimento de casos de infecções hospitalares por microorganismos resistentes a antibióticos. Informações da  Organização Mundial de Saúde (OMS) mostram que mais de 50% das prescrições de antibióticos no mundo são inadequadas. No Brasil, o consumo chega a 40% dos medicamentos comercializados.

Assessoria de Comunicação da Secretaria de Saúde de Alagoas  

Compartilhar