Publicado o "Instrumento de referência dos serviços farmacêuticos na Atenção Básica" - CONASEMS
voltar

Assistência Farmacêutica | 30/09/2021

Publicado o “Instrumento de referência dos serviços farmacêuticos na Atenção Básica”

O Conasems lançou durante a Comissão Intergestores Tripartite (CIT) de setembro a cartilha Instrumento de referência dos serviços farmacêuticos na Atenção Básica. O material foi formulado a partir das diretrizes institucionais da entidade, das necessidades e demandas apontadas pelos gestores municipais de saúde.

A partir das ações definidas na Política Nacional de Atenção Básica (PNAB) para a Assistência Farmacêutica, o Conasems tem liderado um conjunto de iniciativas e estratégias nacionais, visando apoiar os municípios na sua implementação. Importante ressaltar que a cartilha foi construída levando em conta também o Plano para o Fortalecimento da Atenção Básica do Conasems, que apresenta as iniciativas prioritárias para a qualificação da AB no SUS, tanto no âmbito da gestão municipal quanto das Unidades Básicas de Saúde.

A proposta é que essa publicação sirva como base para os dirigentes do SUS identificarem e fomentarem elementos de qualidade e os recursos necessários para o desenvolvimento e a sustentabilidade desses serviços nos municípios, assim como subsidiar o planejamento a curto, médio e longo prazo no Brasil. 

 

Clique aqui e confira o material na íntegra na versão digital. O material é interativo e você pode navegar de um tópico para outro com apenas um clique.

Compartilhar