Publicado Catálogo dos projetos de intervenção do Aedes na Mira - CONASEMS
voltar

Vigilância | 12/11/2020

Publicado Catálogo dos projetos de intervenção do Aedes na Mira

Nesta quinta-feira (12), durante o encerramento do I Congresso Virtual do Conasems, foram lançadas três publicações que refletem a execução do SUS na ponta. Uma das publicações é o Catálogo da mostra de projetos de intervenção do Projeto Aedes na Mira onde estão reunidas experiências de todo o país, escritas pelos alunos das iniciativas educacionais disponibilizadas pelo Projeto. 

Esse material é o resultado e o registro de todo esse processo de construção coletiva, que teve início com a participação dos alunos nas capacitações e se desdobrou em ações práticas de integração entre Vigilância em Saúde e Atenção Básica no território. Esse trabalho coletivo reuniu 264 autores de experiências e projetos de intervenção em Brasília, no XXXV Congresso Nacional do Conasems, em julho de 2019. Para conferir o Catálogo, clique aqui. 

Foi lançado também o Caderno de Textos – VIGILÂNCIA EM SAÚDE NOS MUNICÍPIOS com o intuito de ser suporte para a gestão municipal e suas equipes. Os textos focam em mobilizar uma rede articulada com diversos atores para criar respostas mais assertivas no cuidado da saúde das pessoas e na adoção de ações conjuntas entre Vigilância em Saúde e Atenção Básica. Confira a publicação na íntegra clicando aqui.      

 São parceiros do Projeto Aedes na Mira o Instituto de Pesquisa e Apoio ao Desenvolvimento Social (Ipads), a Associação Brasileira de Profissionais de Epidemiologia de Campo (ProEpi) e o Ministério da Saúde. 

O Conasems convida os leitores a explorarem esse grande universo de experiências e projetos que ocorrem em locais tão distintos, com realidades socioeconômicas e ambientais tão diversas e, ainda assim, conseguindo dar um sentido dentro de uma grande rede de pessoas interessadas em enfrentar de modo criativo e perene, os desafios que as arboviroses trazem para os profissionais de saúde e para a sociedade de uma maneira geral. 

 

Confira como foi o encerramento do I Congresso Virtual do Conasems:

Compartilhar