Prefeitura do Rio de Janeiro inaugura 17ª Clínica da Família da zona oeste - CONASEMS
voltar

Gestão | 04/02/2011

Prefeitura do Rio de Janeiro inaugura 17ª Clínica da Família da zona oeste

CFSM_RENATA_MISSAGIA_1
CFSM_RENATA_MISSAGIA_1Unidade aberta em Campo Grande contará com sistema de prontuários eletrônicos

A Prefeitura do Rio inaugurou nesta sexta-feira, dia 4 de fevereiro, na comunidade Santa Margarida, em Campo Grande, a Clínica da Família Rogério Rocco, a 28ª unidade da cidade e 17ª da Zona Oeste. A Clínica é a primeira a contar com sistema de prontuário eletrônico desde o início de suas atividades, com todos profissionais já treinados. A unidade terá seis equipes de Saúde da Família e duas de Saúde Bucal, beneficiando cerca de 24 mil pessoas da região. O endereço é Estrada do Encanamento, s/n°, Santa Margarida, Campo Grande (próximo à Igreja Nossa Senhora Aparecida).

O prontuário eletrônico está sendo implantado como piloto em algumas clínicas da família da cidade, e na Rogério Rocco começará a ser utilizado desde seu primeiro atendimento. Pelo sistema, agentes de saúde coletam dos pacientes, durante a rotina de visitas da Estratégia de Saúde da Família, informações sociais, como principais atividades, condições de moradia, presença de saneamento básico e outros dados que tenham relação com sua saúde. As informações alimentam o prontuário eletrônico propriamente dito, no qual o médico insere dados clínicos e usa a base de dados para dar diagnósticos mais precisos e indicar tratamentos mais eficientes, de acordo com os hábitos e condições de vida do paciente.

“Com o sistema de prontuário eletrônico, teremos uma base de dados fiel à realidade. Será possível traçar perfis mais detalhados e assim elaborar programas de saúde mais específico e com resultados eficazes. A Zona Oeste merece ter mais este serviço em primeira mão, o que contribuirá para melhorar os indicadores de saúde dos moradores da região”, afirma o secretário municipal de Saúde e Defesa Civil, Hans Dohmann.

Serão oferecidos na clínica os serviços de consultas individuais e coletivas, visita domiciliar, saúde bucal, vacinação, pré-natal, planejamento familiar, exames laboratoriais (sangue, urina e fezes), ultrassonografia, curativos, vigilância em saúde e teste do pezinho, além de tratamento e acompanhamento de pacientes diabéticos, hipertensos e com outras doenças.

O local contará com seis consultórios, ultrassonografia, raios-x, observação clínica com três leitos e salas de procedimentos, curativos, imunização, coleta, saúde bucal e farmácia. A unidade funcionará de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h, e aos sábados, das 8h às 12h. As obras foram realizadas pela Secretaria Municipal de Obras, por meio da Riourbe, em um investimento de R$ 2,5 milhões.

Sobre Rogério Rocco: Médico, foi ginecologista/obstetra e atuou por muitos anos em Campo Grande. Foi professor da UniRio, trabalhou no Hospital Gaffreé e Guinle e participou de diversas pesquisas sobre o HIV/Aids. Tem dois filhos médicos, que continuam atuando na região de Campo Grande e adjacências.


Assessoria de Comunicação da Prefeitura do Rio de Janeiro  

Compartilhar