
Em Pindamonhangaba, durante alguns anos, o uso abusivo de álcool e drogas vem também em sentido progressivo, sendo percebido pelo significativo aumento das solicitações de internação por parte das famílias, fórum e entidades envolvidas. O número de pacientes que recebem atendimento emergencial pelo Pronto Socorro seja pela abstinência ou pelos efeitos orgânicos do uso de drogas também é alarmante.
Frente a este problema a Prefeitura de Pindamonhangaba por meio da Secretária de Saúde e Assistência Social se mobilizou para intervenção desta realidade. O projeto Valorizando a Vida está sendo executado em parceria com a APAMEX (Associação de Pindamonhangaba de Amor Exigente) e tem como objetivo geral fornecer orientação, apoio e oportunidade de tratamento à população usuária e dependente de substâncias psicoativas.
Este projeto se caracteriza como o primeiro passo para que Pindamonhangaba possa construir, num futuro próximo, uma Rede de Atendimento a esta população.
O programa possui como objetivos específicos à implantação de grupos terapêuticos para usuários e familiares nas cinco regiões: Centro, Araretama, Leste, Sudeste e Moreira César, estabelecer parcerias com os grupos de apoio já existentes na região (AA, NA, Naranon, Alanon, AE entre outras), orientar e encaminhar os usuários para o atendimento no Ambulatório de Saúde Mental e outros serviços da rede quando for necessária, aquisição e manutenção da vida abstinente da substância e de novas funções sociais.
O projeto Valorizando Vidas destina-se a todas as pessoas que, através de uma triagem prévia, estiverem dentro dos critérios de uso abusivo e dependência, é importante também que essas pessoas estejam dispostas e motivadas para a mudança.
A execução do projeto será acompanhada por uma comissão técnica de Álcool e outras Drogas. Ana Emilia Gaspar, Secretária de Saúde e Assistência Social, acredita na importância do projeto para Pindamonhangaba, “Precisamos investir na recuperação de nossos munícipes envolvidos com substâncias psicoativas, além disso, após o processo de atendimento e encaminhamento para o tratamento especifico as suas necessidades é importante também à reintegração do individuo com a sociedade, o projeto Valorizando Vidas pretende sanar essas necessidades em Pindamonhangaba”.
—
Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Pindamonhangaba