Orientações técnicas

Livro: Gestão do Cuidado Farmacêutico na Atenção Básica


Este livro é fruto de uma parceria, estratégica e fundamental, entre o Hospital Alemão Oswaldo Cruz (HAOC), O Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS) e o Ministério da Saúde (MS), por meio da Secretaria de Atenção Primária à Saúde (APS), no âmbito do PROADI, para o fortalecimento da implantação de políticas públicas no Sistema Único de Saúde (SUS). É parte de um projeto produzido a partir das reais necessidades dos municípios brasileiros na execução das ações de saúde na Atenção Primária.

O projeto: “Atenção Básica: capacitação, qualificação dos serviços de assistência farmacêutica e integração das práticas de cuidado na equipe de saúde” é um convite à reflexão sobre a atuação do farmacêutico na Atenção Primária e à ampliação de novas possibilidades de atuação a partir de ferramentas que fortaleçam a gestão do cuidado compartilhada em equipe e o papel fundamental do farmacêutico no cuidado ao usuário do SUS.

Esta publicação, resultante do primeiro curso do projeto, busca proporcionar aos gestores e profissionais de saúde, conhecimentos e diretrizes fundamentais para o desenvolvimento do cuidado farmacêutico, assim como propõe estratégias para a organização e implementação dos serviços na Atenção Primária, trazendo uma visão, inovadora e fundamentada, sobre a prática do profissional farmacêutico, sua potência no cuidado e sua importância na equipe. Também resgata o papel deste profissional no fortalecimento da Atenção Primária e de seu papel ordenador do cuidado no território.

Os produtos deste projeto, demonstram o impacto positivo que a parceria entre os formuladores e responsáveis pela implementação de políticas públicas, como o CONASEMS e o MS, com instituições reconhecidas no campo, como o Hospital Alemão Oswaldo Cruz, por meio do PROADI, tem sobre o fortalecimento do SUS.

Confira a publicação pelo link – https://drive.google.com/file/d/18VadWOUZ6qQqBCuWYOZmL9HgYHN-GQqa/view?usp=sharing