Certificação digital está disponível gratuitamente para médicos, dentistas e enfermeiros até 31/12 - CONASEMS

Orientações técnicas

Certificação digital está disponível gratuitamente para médicos, dentistas e enfermeiros até 31/12


Cadastros no Consultório Virtual devem ser feitos pelo e-Gestor e permitem que profissionais utilizem assinaturas digitais sem custo por um ano. Conheça os benefícios dessa ferramenta no SUS

O Ministério da Saúde segue disponibilizando o cadastramento de profissionais da saúde na Atenção Primária para receber a certificação digital gratuita. A novidade é que a ferramenta, antes disponível apenas para médicos do SUS, agora também contemplará enfermeiros e odontólogos.

A certificação faz parte do Proadi-SUS Consultório Virtual, projeto que possibilitou a readequação do atendimento no contexto pandêmico, viabilizando a emissão não presencial dos documentos (atestados, declarações, solicitações de exames e prescrições medicamentosas com assinatura eletrônica). Pacientes com condições crônicas como hipertensão e diabetes puderam seguir o acompanhamento médico a distância, bem como ter acesso virtual às receitas.

A assinatura eletrônica em saúde pública pode ser utilizada, também, em atendimentos presenciais, caso o paciente prefira o envio de documentos por meio digital – que é mais seguro, pois evita uma volta à unidade de saúde em caso de perda dos papéis.

Além disso, os profissionais habilitados ao uso do certificado poderão usar a mesma assinatura para outras atividades e processos tramitados virtualmente. Mesmo após o projeto, os profissionais do SUS contemplados com a certificação digital gratuita poderão utilizar as plataformas dos conselhos federais de classe para emissão e validação de documentos de saúde disponíveis para preenchimento com assinatura eletrônica.

As ações de cadastramento, treinamento e certificação digital serão executadas até 31/12 e, por isso, a recomendação é que o processo seja iniciado com o máximo de antecedência possível. Além dos profissionais de enfermagem e odontologia, também é possível solicitar a certificação para médicos que ainda não tenham sido contemplados. A assinatura pode ser usada gratuitamente por um ano.

Mais informações no site da APS e no nosso FAQ.

CONSULTE AQUI O MANUAL DO CONSULTÓRIO VIRTUAL

Confira abaixo o passo a passo ilustrado para o cadastramento do profissional de odontologia (que é o mesmo para enfermeiros e médicos, trocando o CRO pelo CRM ou Coren):

Compartilhar