voltar

Inscrições Abertas | 14/02/2020

Oficinas de formação para o Controle Social no SUS

Serão oferecidas 84 turmas, em todos os estados brasileiros, de fevereiro a julho de 2020. A ideia é tornar os participantes sujeitos sociais capazes de deliberar sobre as políticas, conhecendo a legislação e o financiamento do SUS, e desenvolvendo também o intercâmbio de experiências sobre o controle social.

 O Conselho Nacional de Saúde (CNS), em parceria com o Centro de Educação e Assessoramento Popular (Ceap), inicia a segunda fase do Projeto de Formação para o Controle Social no Sistema Único de Saúde (SUS). De fevereiro a julho de 2020, serão oferecidas 84 oficinas, em todos os estados brasileiros, para formar agentes do Controle Social em defesa do SUS.

As oficinas são gratuitas e cada turma tem a duração de três dias. Entre os temas abordados, estão Conceito de Saúde e Concepção de Sociedade, Modelo de Atenção e Organização das Ações e Serviços no SUS, Orçamento e Financiamento.

O objetivo do curso é qualificar e capacitar conselheiros e conselheiras de Saúde, além de outras lideranças sociais que atuam na luta pelo Direito Humano à Saúde. A ideia é tornar os participantes sujeitos sociais capazes de deliberar sobre as políticas, conhecendo a legislação e o financiamento do SUS, e desenvolvendo também o intercâmbio de experiências sobre o controle social.

Essa é mais uma ação da Comissão de Educação Permanente para o Controle Social do SUS (CIEPCSS) do CNS. Em 2018, a primeira edição do projeto alcançou 4 mil pessoas, com a realização de 70 turmas em todos os estados brasileiros.

Para participar basta acessar o site www.formacontrolesocial.org.br, escolher a turma de seu interesse e se inscrever. Cada oficina contará com 30 participantes, sendo 20 vagas para conselheiros(as) de saúde e 10 vagas para representantes de movimentos sociais.

A seleção dos participantes será feita pelas Comissões de Educação Permanente dos Conselhos Estaduais de Saúde. Entre os critérios de seleção, as comissões farão a escolha dos participantes conforme a proximidade geográfica das oficinas, dividindo as vagas entre usuários, trabalhadores, prestadores e gestores do SUS. Os selecionados serão informados por e-mail e SMS e deverão confirmar a sua participação.

Nesta edição, a organização do evento disponibilizará alimentação (café da manhã e almoço) e hospedagem aos participantes que não residem no mesmo município da oficina, em local previamente estabelecido, conforme as possibilidades orçamentárias do projeto e de infraestrutura disponível nas cidades que sediarão as oficinas.

Para mais informações acesse www.formacontrolesocial.org.br, ligue (54) 3313-6325 ou envie email para contato@formacontrolesocial.org.br.

Confira o calendário das oficinas de formação em seu estado

Saiba mais sobre o processo de seleção

Confira a programação

Assista os vídeos sobre as oficinas de Formação para o Controle Social no SUS

 

Vias Ascom CNS