Manicures de Lauro de Freitas (BA) aprendem técnicas de beleza e saúde - CONASEMS
voltar

Gestão | 23/12/2010

Manicures de Lauro de Freitas (BA) aprendem técnicas de beleza e saúde

Entrega Certificados Mãos Seguras
Entrega Certificados Mãos SegurasMulheres carentes de Lauro de Freitas concluíram o Curso de Manicure Mão Segura, que teve como enfoque o cuidado com a saúde. Os certificados foram entregues a 47 alunas nesta terça-feira (22), na Sede Social da Igreja Católica de Areia Branca. Além de técnicas para se evitar contaminações e acidentes, as alunas tiveram aulas, entre outros assuntos, sobre anatomia dos pés e das mãos, neurofisiologia do tato, esterilização, higiene, relacionamento interpessoal, direitos humanos, doenças sexualmente transmissíveis, planejamento familiar e prevenção do câncer. A experiência deixou saudades entre as participantes que receberam o certificado emocionadas.

Empreendedorismo, atendimento ao cliente e reciclagem também fizeram parte do programa que teve início em 10 de novembro e termino em 17 de dezembro. Todas as participantes foram imunizadas com a vacina tríplice viral, que combate o sarampo, a rubéola e a caxumba, e com as vacinas contra hepatite B, tétano e difteria. Segundo o secretário municipal de Saúde, Luis Carlos Galvão, as alunas estão aptas a identificar enfermidades, a fim de orientar as pessoas sobre tratamento, e poder encaminhá-las aos órgãos de saúde. São também multiplicadoras do conhecimento adquirido no curso, que foi fruto da parceria entre a Secretaria de Saúde de Lauro de Freitas, o Sebrae e as Voluntárias Sociais do Governo do Estado.

Luis Galvão ressaltou a qualidade do curso: “Qualquer salão gostaria de ter uma manicure com um certificado como este”. A prefeita, Moema Gramacho, parabenizou as alunas: “O mais importante de tudo é a gente poder cuidar das pessoas”. Ela aproveitou o evento para propor, juntamente com o presidente do Sebrae, Edival Passos, a implantação no município da Fábrica de Beleza. O projeto visa à profissionalização das mulheres que trabalham com estética, através de cursos e serviços que incluem massagem, drenagem linfática, depilação, cabeleireiro e que contará com um Call Center para marcação de sessões que poderão ser realizadas em domicílio.

Para a efetivação deste projeto, a prefeita acredita que é importante o levantamento das pessoas interessadas. “Se a gente tiver um quantitativo bom, a gente monta”. A idéia da cooperativa, onde cada um participa como puder, surgiu durante a entrega dos certificados, mas já se consolidou nas intenções de Moema Gramacho. “Quem é que não vai querer entrar numa Fábrica de Beleza, para chegar feio e sair bonito?” – brincou a prefeita.

Uma das participantes, Crislaine Santana, quase desistiu do curso por causa do trabalho que também a fez chegar atrasada ao evento. “Eu estava com o coração partido porque não sabia se ia dar tempo”. No microfone, desabafou: “Eu e o grupo todo achamos a experiência maravilhosa. Quero agradecer a todos. Vou levar vocês no meu coração por toda a minha vida”.

O curso, de 160 horas, foi destinado a mulheres de Areia Branca, Capiarara, Vida Nova, Jambeiro e Capelão.

Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Lauro Freitas (BA)

Compartilhar