Manaus tem mobilização para combate à dengue, nos portos e aeroportos, neste fim de semana - CONASEMS
voltar

Gestão | 04/02/2011

Manaus tem mobilização para combate à dengue, nos portos e aeroportos, neste fim de semana

denguemosquito
denguemosquitoA Prefeitura de Manaus e o Governo do Amazonas promovem neste sábado (5) e domingo (6), ações educativas e de mobilização social para o combate à dengue nos portos e aeroportos da cidade, entre 8h e 12h. A programação faz parte da “Operação Impacto de Combate à Dengue”, que é executada pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) e realizada em parceria com a Fundação de Vigilância em Saúde (FVS) e Forças Armadas. A ação tem como objetivo intensificar as orientações à população sobre os cuidados individuais e coletivos de prevenção e combate à doença.

O secretário municipal de Saúde, Francisco Deodato, informa que as equipes de Educação em Saúde estarão concentradas nos portos de Manaus, da Ceasa, São Raimundo e Marina do Davi. Haverá exposições e abordagem também no Aeroporto Internacional Eduardo Gomes, Eduardinho, Rodoviária Engenheiro Huascar Angelim e Barreira da AM-010. “Em média, devem ser abordadas cerca de 5 mil pessoas em cada ponto estratégico. A meta é que as ações de cunho educativo alcancem pelo menos 40 mil pessoas, no total” estima.

O secretário explica que as atividades educativas que fazem parte da rotina de controle da doença durante todo o ano estão sendo intensificadas durante a “Operação Impacto”. As equipes de educadores em Saúde da Semsa orientam a população nas áreas por onde passam os agentes comunitários de saúde, de endemias e militares, durante a semana, no trabalho de eliminação de criadouros. Aos sábados e domingos, as equipes se posicionarão em locais estratégicos, com grande movimentação de pessoas.

De acordo com Francisco Deodato, neste fim de semana, a ação será concentrada nos pontos de entrada e saída da cidade, cujo público é formado por residentes e turistas. O objetivo, diz ele, é agir preventivamente para evitar que o vírus transite entre municípios. As próximas ações ocorrerão em locais como redes de supermercados e outros pontos de concentração popular.

O coordenador de Educação em Saúde do Departamento de Vigilância Epidemiológica e Ambiental da Semsa, Leandro Oliveira, disse que a programação deste fim de semana inclui distribuição de material informativo sobre a doença, exposição do ciclo biológico do aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, exposição de maquetes com locais de maior infestação pelas larvas do mosquito, abordagens educativas e palestras rápidas sobre as medidas preventivas nas recepções dos portos e aeroportos, bem como na área interna das embarcações.

A “Operação Impacto de Combate à Dengue” é planejada com base em quatro ações estratégicas – combate ao vetor na forma de larva, combate ao mosquito na forma adulta, limpeza pública e mobilização social. “O controle vetorial, a partir da aplicação de larvicida e eliminação dos criadouros do mosquito e limpeza pública, permitem a eliminação do agente transmissor da doença. As ações de Educação em Saúde contribuem para que as comunidades estejam envolvidas na manutenção dos cuidados que evitam a dengue”, enfatiza Leandro Oliveira.


Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Manaus (AM) 

Compartilhar