LIVE: Orientações sobre a Plataforma InvestSUS Gestão - CONASEMS
voltar

Financiamento | 30/06/2021

LIVE: Orientações sobre a Plataforma InvestSUS Gestão

O Conasems em parceria com o Fundo Nacional de Saúde (FNS) promoveu nesta  sexta-feira (02/07) uma live com orientações sobre a plataforma InvestSUS Gestão. A nova ferramenta permite que gestores estaduais e municipais de saúde acompanhem os recursos transferidos pelo Ministério da Saúde, por meio de um sistema intuitivo que lembra os aplicativos bancários. 

A live teve como objetivo explicar aos gestores as funcionalidades da plataforma e foi coordenada pela assessora técnica do Conasems, Blenda Leite; do diretor executivo do FNS, Dárcio Guedes Júnior; e do coordenador e assessor técnico do FNS, Bruno Carneiro.

A transmissão aconteceu no Canal Conasems no Youtube, confira na íntegra:

 

InvestSUS Gestão

A plataforma InvestSUS Gestão oferece funcionalidades relevantes para os gestores como acompanhamento do andamento das propostas apresentadas, acesso aos saldos de repasses disponíveis, acompanhamento dos históricos e movimentações financeiras dos repasses de recursos federais e das propostas de manutenção de obras e informações sobre a aquisição de equipamentos e materiais permanentes. Podem fazer uso do sistema: Dirigentes de Entidades Públicas Municipais, Estaduais e Federais, Dirigentes de Entidades Privadas sem Fins Lucrativos, Técnicos Institucionais Públicos e Privados, Superintendentes Estaduais do MS, Conselhos de Gestores e Usuários do SUS e Colaboradores do MS. 

A assessora técnica do Conasems, Blenda Leite, explica que a live foi pensada com objetivo de informar e aperfeiçoar a gestão municipal. “O Conasems entende que a live será uma forma de elucidar essa importância da ferramenta bem como demonstrar de que forma poderá apoiar a gestão quanto ao planejamento, monitoramento e execução dos recursos federais no município e a utilização de suas informações na própria prestação de contas”, disse. 


O diretor executivo do Fundo Nacional de Saúde, Dárcio Guedes Júnior, conta que a plataforma nasceu da necessidade dos gestores de saúde por um local que reunisse informações consolidadas sobre financiamento em saúde pública. “Nós vimos que muitas vezes o que faltava ao gestor municipal era uma plataforma com informações consolidadas e com uma parte gráfica bastante amigável para que pudessem entender melhor como estava acontecendo o financiamento em saúde de seus municípios. O que acontecia muito era que o gestor recebia os recursos na conta e não sabia de onde estava vindo esses recursos. Hoje conseguimos mostrar todos os detalhamentos de cada pagamento realizado, além de outras funcionalidades que a ferramenta possibilita”, celebra.

O diretor explica que a ideia da plataforma é oferecer aos gestores uma experiência diária bancária. “É uma forma de ajudar inclusive na lógica do planejamento ascendente, o gestor entra lá e visualiza o saldo atual, o que já recebeu, o que ainda vai receber e consegue consegue agilizar a gestão dos recursos”, conta. 

Durante a live, o Fundo Nacional de Saúde (FNS) fez um detalhamento da navegação pela plataforma e também apresentou uma página com informações completas sobre o InvestSUS Gestão, onde estão disponíveis com manuais para download e tutoriais.

 

Compartilhar