I Encontro Remoto da Rede Colaborativa reúne mais de 250 participantes em atividades online - CONASEMS
voltar

Notícias | 22/09/2020

I Encontro Remoto da Rede Colaborativa reúne mais de 250 participantes em atividades online

Até 1 de outubro a Rede Colaborativa para o fortalecimento do SUS tem agenda cheia no I Encontro Remoto do projeto. O evento virtual, que teve início em 15 de setembro, conta com  mais de 250 participantes em mesas, oficinas, debates e exposição permanente Varal de Experiências municipais no combate à Covid-19.

Embora previsto no Projeto Proadi na modalidade presencial, o encontro teve seu formato repensado e sua programação construída para atender a lógica da formação do apoio e da coordenação, abrindo espaço para troca de experiências, atualização e debate com diretores do Conasems e representantes da academia. No evento de abertura, participaram o vice-presidente do Conasems, Charles Tocantins, representantes do Ministério da Saúde e do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, parceiros na execução do projeto Rede Colaborativa.

Na Conferência de Abertura, um dos primeiros grandes debates na grade de programação, a temática central foi “O apoio na defesa do SUS: Consolidando a estratégia para enfrentar os novos desafios”. O professor da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Gastão Wagner, destacou o perfil do apoio como “aquele que nunca deve parar de estudar, trata-se de sua ‘cultura sanitária’, que integra a sabedoria necessária ao exercício de sua função. Ele deve ter capacidade de provocar a gestão a refletir e botar em análise sua realidade, apoiando-o na tomada de decisão”.

Na ocasião, também foram apresentados resultados preliminares da pesquisa feita junto à gestão municipal de saúde sobre a aprovação do trabalho do apoio no território. De acordo com o levantamentoe, 98%  dos secretários e secretárias municipais avaliaram o trabalho do apoio como bom e ótimo. O resultado completo da pesquisa será divulgado publicamente durante CONARES dia 06/10/20.

Continuidade do projeto

Durante a mesa virtual “O trabalho do apoio em tempos de Covid”, o secretário-executivo do Conasems, Mauro Junqueira, comunicou que o projeto da Rede Colaborativa via Proadi-SUS em parceria com o Ministério da Saúde e o Hospital Alemão Oswaldo Cruz terá continuidade em 2021.

O Projeto Rede Colaborativa Conasems-Cosems para Fortalecimento da Gestão Municipal do SUS, conhecido como Projeto Apoiador, teve início em 2017 com um total de 159 apoiadores atuando nas 438 regiões de saúde do país. Hoje, são 170 deles presentes no território e 26 coordenadores de apoio que levam informação aos 5.570 municípios brasileiros.

O encontro continua ao longo desta semana com vasta programação. Estão previstos: oficina exclusiva aos membros da Rede, mesa sobre a Integração Atenção Básica e Vigilância, Exposição de Experiências das vivências dos municípios no combate à Covid-19, Momentos exclusivo aos coordenadores. Além disso, lives sobre a nova modalidade de financiamento federal da Atenção Básica; a gestão do SUS e seus desafios nas Grandes periferias e a condução do apoio em localidades com População Indígena.

Compartilhar