voltar

Atenção à saúde | 04/11/2019

Glica Melito: Projeto lança cursos para capacitação em Diabetes Melitus tipo 1

O projeto Glica Melito é uma iniciativa que traz novo olhar para o diabetes na atenção básica e visa apoiar a implementação do Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas a nível nacional. O projeto conta com cursos, vídeos educativos e uma pesquisa para investigação da inserção das novas tecnologias no tratamento do DM1 no SUS. Estão disponíveis no hotsite do projeto três cursos voltados a diferentes públicos – médicos, equipes multiprofissionais de nível superior e técnicos de nível médio. Os três cursos na modalidade de ensino à distância tem carga horária entre 10 a 15 horas. 

O presidente do Conasems, Wilames Freire, ressalta que a iniciativa busca  aproveitar as oportunidades para inovar e oferecer um SUS de qualidade. “As parcerias que fazemos nos dão possibilidades de desenvolver projetos que refletem diretamente na realidade dos municípios”. O secretário executivo do Conasems, Mauro Junqueira, também enfatizou a importância das parcerias “O trabalho em conjunto possibilita os avanços. Acredito que dar transparência e publicidade para todos os atos que fazemos é um meio de comprovar que as parcerias estão gerando bons frutos e juntos conseguimos fortalecer o SUS cada vez mais”. 

De acordo com Alice Brícola, do IPADS, o projeto foi construído de forma conjunta. “Desenvolvemos uma série de iniciativas voltadas à educação permanente dos profissionais de saúde, atividades para orientar o autocuidado de pessoas com DM1 e seus cuidadores e prescrição e dispensação da insulina análoga para subsidiar os gestores do SUS”. 

 

Objetivos do Curso

Atualizar o conhecimento sobre o Diabetes Mellitus tipo 1;

Promover o Trabalho em equipe multiprofissional enquanto referência para o cuidado de pessoas com DM1;

Realizar uma abordagem diferenciada de práticas profissionais para o cuidado de pessoas com Diabetes;

Apresentar as novas tecnologias disponibilizadas no SUS para o tratamento do DM1 (insulina análoga de ação rápida e o dispositivo de aplicação-caneta injetora);

Promover a implementação do PCDT-DM1.

 

Acesse os cursos: https://ipads.org.br/glicamelito/produtos/

Confira a apresentação sobre o projeto: https://www.conasems.org.br/wp-content/uploads/2019/11/prezi.pdf

Confira a websérie Glica – https://www.youtube.com/playlist?list=PLR3_tmYi7H3wp8Y994iMnrxQ_7ueIJ5s4