Fabriciano (MG) realiza campanha preventiva contra câncer do colo do útero - CONASEMS
voltar

Gestão | 18/11/2010

Fabriciano (MG) realiza campanha preventiva contra câncer do colo do útero

FABRICIANO – Com aproximadamente 500 mil novos casos no mundo todos os anos, o câncer do colo do útero é o segundo tipo de câncer mais comum entre as mulheres, sendo responsável pela morte de 230 mil mulheres anualmente. No Brasil, a estimativa é que, somente neste ano, a doença tenha atingido cerca de 18 mil mulheres. Como forma de prevenção da doença, a Prefeitura de Coronel Fabriciano, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, oferece gratuitamente o exame preventivo nas diversas Unidades de Saúde do município.

“Este é o único procedimento de diagnóstico precoce da doença. Toda mulher que já iniciou a vida sexual, principalmente aquela compreendida na faixa etária entre 25 e 59 anos, deve fazer este exame anualmente”, orienta a enfermeira da Unidade de Saúde do Centro, Juliana Rocha. O diagnostico do câncer do colo do útero é realizado em todas as Unidades de Saúde do município, de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h.

“Viva Mulher Trabalhadora”

Para atender as mulheres que trabalham durante o dia, toda segunda quarta-feira de cada mês o exame também é realizado no período noturno. A iniciativa integra o programa “Viva Mulher Trabalhadora”. “No caso de mulheres acima de 35 anos, orientamos ainda a realização do exame preventivo do câncer de mama, que também é gratuito”, aconselha Juliana Rocha.

O município de Coronel Fabriciano conta com 12 Unidades de Saúde, que estão localizadas nos seguintes bairros: Amaro Lanari, Caladão, Caladinho, Centro, Cocais, Floresta, JK, Mangueiras, Nossa Senhora do Carmo, Santa Cruz, Santa Terezinha e São Domingos. Mais informações sobre os exames preventivos podem ser obtidas pelo telefone (31) 3846-7715.

Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Coronel fabriciano 

Compartilhar