voltar

Gestão | 13/09/2019

Encontro reúne gestores municipais da saúde da Região Norte em Santarém-PA

Mais de 120 secretários de saúde, representantes de municípios paraenses e de outros estados brasileiros se encontraram em Santarém, oeste do Pará, nesta quarta (11), quinta (12) e sexta (13) para o encontro de gestores municipais de saúde da região Norte. O evento com o nome “Atenção Primária a Saúde: Desafios do acesso e qualidade da APS na Região Norte” foi promovido pelo Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Estado do Pará (Cosems-PA).

Charles Tocantins, presidente do Cosems – PA e vice-presidente do Conasems destacou diversos problemas enfrentados por municípios da região Norte. “Vamos discutir as dificuldades do acesso da população ribeirinha aos serviços de saúde, além da dificuldade de fixação dos profissionais médicos em locais como Santarém, por exemplo, que agravou após o fim do programa Mais Médicos”.

A programação contou com palestras sobre “Atenção Ambulatorial e Especializada em Rede com a Atenção Primária em Saúde e Co-Financiamento Estadual, “Atuação dos Cosems da Região Norte: resultados da implantação das estratégias de saúde da família ribeirinha e fluvial”, “Integração das Vigilâncias em Saúde e atenção básica na nova Política Nacional de Atenção Básica (PNAB) e experiências exitosas” e “Fortalecimento da Atenção Primária em Saúde (APS), desafios do acesso e qualidade da APS na região Norte e programas de fixação de profissionais de saúde (Médicos pelo Brasil)”.

Dayane Lima, secretária municipal de saúde de Santarém-PA, destacou a importância de realizar eventos como esse em locais situados na Amazônia. “Estamos apresentados as nossas demandas e mostrando um pouco da nossa realidade, porque lá em Brasília é uma coisa, mas vir até a Amazônia é outra”.

As demandas apresentadas serão encaminhadas para o Ministério da Saúde, a representante da Secretaria de Atenção Primária a Saúde (SAPS). Caroline Martins, comentou sobre o evento “Quando a gente vem até o local, conseguimos formular as políticas e programa atendendo as especificidades. O Brasil é muito heterógeno, é sempre oportuno conversar com quem está lidando com a realidade local”.

Presidente e Secretário executivo do Conasems, Wilames Freire e Mauro Junqueira, visitam UBS fluvial em Santarém-PA

Confira a reportagem da TV Globo sobre o evento:

http://g1.globo.com/pa/santarem-regiao/videos/v/santarem-sedia-encontro-de-gestores-municipais-de-saude-da-regiao-norte/7919948/

Com informações do G1 Santarém e Região e TV Tapajós