voltar

Atenção à saúde | 31/05/2019

Diabetes tipo 1 é tema de projeto inédito de capacitação no SUS

Programa traz novo olhar para o diabetes na atenção básica e visa apoiar a implementação do Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas em nível nacional

Estreou nesta sexta-feira (31) o primeiro episódio da Websérie Glica que conta sobre como conviver com o Diabetes Mellitus tipo 1 (DM1). O projeto Glica Melito é uma parceria do Conasems com a empresa Novo Nordisk e o Instituto de Pesquisa e Apoio ao Desenvolvimento Social (Ipads).

Os próximos quatro vídeos falarão sobre:  Conhecendo o DM1; Conhecendo as insulinas e os dispositivos de aplicação; Alimentação saudável e o DM1; Atividade Física como aliada no controle do DM1. Os dois últimos episódios serão lançados durante o XXXV Congresso Conasems, que acontece entre os dias 2 e 5 de julho no Centro de Convenções Ulysses Guimarães em Brasília/DF.

Além da Websérie, o projeto Glica Melito disponibilizará três cursos na modalidade de ensino à distância auto instrucional para aprimoramento dos profissionais de saúde do SUS. Eles são direcionados à equipe médica e a profissionais de saúde de nível superior e profissionais de saúde de nível médio, com carga horária entre 10 a 15 horas. Também está prevista a realização de uma pesquisa sobre o processo de implementação do PCDT do DM1 na rede assistencial do SUS e o processo de prescrição e dispensação de insulinas análogas de ação rápida nos municípios brasileiros.

Confira o primeiro episódio da Websérie Glica: