Defesa Civil de Manaus realiza panfletagem e conscientização nas áreas de risco - CONASEMS
voltar

Gestão | 14/01/2011

Defesa Civil de Manaus realiza panfletagem e conscientização nas áreas de risco

00manaus
00manausCom o início do período de chuvas, a Prefeitura de Manaus está intensificando as ações de conscientização da população sobre o perigo de morar em áreas de risco. Na manhã desta quinta-feira (13), cerca de vinte agentes da Defesa Civil do Município percorreram a rua do Fuxico, no Jorge Teixeira, zona Leste, distribuindo panfletos sobre como proceder durante chuvas de grande porte.

Ao abordarem a população, os agentes tiraram dúvidas e prestaram esclarecimentos a respeito do trabalho da Defesa Civil, que é oferecer apoio logístico às outras secretarias e realizar um conjunto de ações preventivas, de socorro, assistenciais e reconstrutivas destinadas a evitar ou minimizar os desastres para, assim, restabelecer a normalidade social.

O chefe da divisão de resposta da Defesa Civil, tenente Lopes Marinho, explica que o trabalho de conscientização é realizado permanentemente, porém, nesta época do ano, quando a incidência de chuvas aumenta, a Prefeitura reforça as orientações de prevenção. “Ao jogar lixo e entulho nos igarapés, a população facilita o represamento de cursos d’água, além do entupimento de bocas-de-lobo, o que pode ocasionar alagamentos e infiltrações, colocando vidas em risco”, explica o tenente.

O mototaxista João Carlos Bruce mora no bairro Mutirão há cinco anos. Para ele, toda a orientação é bem vinda para que os moradores de áreas de risco tenham consciência do perigo constante que correm. “Quando se trata da vida das pessoas, cada informação é valiosa e para evitar grandes acidentes”, afirma.

A Defesa Civil orienta que, ao menor sinal de perigo, a população se afaste do local e acione o 199 como garantia de segurança.

Voluntários

Parceira da Defesa Civil do Município, o grupo Suçuarana, que trabalha como voluntário em ações de resgate e desastres, também esteve presente no Jorge Teixeira, ajudando na distribuição dos panfletos de orientação da Prefeitura. O grupo existe há 17 anos e oferece cursos sobre resgate, sobrevivência na selva e primeiros socorros, por exemplo, para qualquer pessoa interessada em conhecer os procedimentos em situações emergenciais.

Segundo o coordenador do Suçuarana, Sidney Souza, o trabalho voluntário junto a Defesa Civil é pago com o sentimento de gratidão da população quando a atuação dos órgãos se faz necessária. “O prazer em ajudar é um dos nossos valores principais”, afirma Souza.


Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Manaus  

Compartilhar