Cuida APS: Qualificação gratuita com foco no cuidado de pessoas com condições crônicas está com inscrições abertas - CONASEMS
voltar

Atenção Básica | 20/06/2022

Cuida APS: Qualificação gratuita com foco no cuidado de pessoas com condições crônicas está com inscrições abertas

Visando a qualificação de profissionais atuantes na Atenção Primária à Saúde, por meio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS) e em parceria com o Ministério da Saúde, o Hospital Alemão Oswaldo Cruz está oferecendo o “Curso de aperfeiçoamento EaD: Qualificação do processo de trabalho e do cuidado de pessoas com condições crônicas na APS” totalmente gratuito e com inscrições abertas até 29 de junho.

Os cursos serão acompanhados por profissionais de saúde de diferentes categorias, especialistas em Atenção Primária. Nas formações, os profissionais serão incentivados a desenvolver as competências voltadas à prática do cuidado em saúde, à tomada de decisão clínica e à gestão dos serviços da APS.

A iniciativa Cuida APS busca fortalecer o cuidado a pessoas  com fatores de risco e/ou doenças crônicas não transmissíveis no SUS. O projeto oferece cursos na modalidade de educação à distância (EaD) e, até 2023, irá qualificar mais de sete mil gestores e profissionais de assistência em todo o país.

Curso de aperfeiçoamento EaD: Qualificação do processo de trabalho e do cuidado de pessoas com condições crônicas na APS

Inscrições: de 17 a 29 de junho 2022

Duração e carga horária: de junho de 2022 a março 2023 – 121 horas;

Público: Profissionais da assistência da APS (assistentes sociais, auxiliares de enfermagem, auxiliares de saúde bucal, cirurgiões dentistas, enfermeiros, farmacêuticos, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, médicos, nutricionistas, profissionais de educação física, psicólogos, técnicos de enfermagem, técnicos de saúde bucal, terapeutas ocupacionais).

Objetivo: Apoiar e capacitar profissionais da assistência da APS no SUS com a finalidade de fortalecer a APS e qualificar o cuidado das pessoas com condições crônicas e/ou com fatores de risco nos municípios do país. 

Requisitos:

– Ser profissional de saúde atuantes na Atenção Primária à Saúde (APS) do Sistema Único de Saúde (SUS), em uma das seguintes ocupações: assistente social, cirurgião dentista, técnicos ou auxiliares de saúde bucal, enfermeiro, técnicos ou auxiliares de enfermagem, farmacêutico, fisioterapeuta, fonoaudiólogo, médico, nutricionista, profissional de educação física, psicólogo ou terapeuta ocupacional.

– Possuir familiaridade para utilizar computadores, internet, e-mails, fóruns, chats e afins;

– Ter disponibilidade para acesso à internet e computadores por pelo menos três horas semanais.

Para inscrições acesse: Cuida APS – Curso de aperfeiçoamento para profissionais da APS

Compartilhar