Vivências do SUS nos recantos potiguares apresenta ação voltada à saúde do trabalhador desenvolvida no município de José da Penha - CONASEMS
voltar

COSEMS - RN | 13/05/2022

Vivências do SUS nos recantos potiguares apresenta ação voltada à saúde do trabalhador desenvolvida no município de José da Penha

Promovido entre os dias 25 e 29 de abril, pela Secretaria de Saúde de José da Penha, o projeto “Saúde do trabalhador: cuidando de quem cuida”, foi realizado com profissionais de saúde do município, através de projeto interventivo que visou contribuir para o bem estar e qualidade de vida dos profissionais.

De acordo com o secretário Jairo Mafaldo, esta ação teve o objetivo de proporcionar aos profissionais de saúde do município a oportunidade do cuidado com a saúde física e emocional. “Durante a semana foram promovidas várias ações de cuidado e autocuidado, com oficinas terapêuticas em equipe, ventosaterapia, avaliação nutricional e odontológica, exames laboratoriais, revisão do calendário vacinal e testagens rápidas”, pontuou.

O secretário Jairo também explica que a Secretaria Municipal de Saúde de José da Penha observou grande adesão de seus profissionais aos serviços ofertados, como também despertou a valorização profissional e novo ânimo destes para continuar seus trabalhos de forma mais efetiva e harmoniosa.

“Tão importante quanto cuidar do paciente é oferecer atenção àqueles que estão envolvidos no seu cuidado, como os profissionais de saúde”, concluiu o secretário de saúde de José da Penha.

O “Vivência do SUS nos Recantos Potiguares” busca documentar e disseminar toda e qualquer experiência municipal, no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS) e compartilhar ações dos municípios na perspectiva de integração da atenção primária à saúde, promoção à saúde, práticas integrativas e complementares, vigilância em saúde, gestão do trabalho e educação na saúde, urgência e emergência, assistência farmacêutica, rede hospitalar, centros para a Covid-19, enfrentamento da pandemia de Covid-19, serviços de referência e apoio de diagnóstico, entre outros temas relativos ao SUS.

“Mostrar e valorizar o cotidiano dos trabalhos de saúde, nos municípios potiguares, é nosso grande objetivo”, destacou a presidente do Cosems-RN, Maria Eliza Garcia (SMS Doutor Severiano), mostrando que o Projeto foi pensado para que o gestor municipal possa apresentar suas vivências do SUS ao mundo.

Confira detalhes e tire dúvidas sobre o Projeto: https://www.cosemsrn.org.br/noticia/confira-aqui/.

Compartilhar