Secretários de Saúde de MS fazem um apelo para que a população complete o esquema vacinal - CONASEMS
voltar

COSEMS - MS | 12/11/2021

Secretários de Saúde de MS fazem um apelo para que a população complete o esquema vacinal

Mato Grosso do Sul possui mais de 228 mil pessoas que estão com a 2ª ou 3ª dose atrasadas. O Cosems-MS (Conselho de Secretários Municipais de Saúde de Mato Grosso do Sul) faz um apelo para que a população complete o ciclo vacina

“A vacina está disponível, o poder público está fazendo a parte dele, disponibilizando as doses e mantendo as unidades abertas. As equipes estão fazendo busca ativa, ligando para os atrasados, abrindo as unidades a noite e aos finais de semana, cada município possui uma estratégia. Mas é preciso que toda a população chegue junto, caso contrários os números poderão voltar a crescer”, pede o Presidente do Cosems-MS, Rogério Leite.

A Vice-Presidente do Conselho, e Secretária de Santa Rita do Pardo, Maria Angélica Benetasso conta “MS liderou por meses o ranking da vacinação, infelizmente parcela da população não está comparecendo para receber a segunda e a terceira dose. No Brasil, até o início do mês, mais de 20 milhões de pessoas estavam atrasadas, se todos tivessem cumprido o prazo, o Brasil teria mais de 80% do público-alvo (12 anos ou mais) completamente vacinado”.

“O enfrentamento da doença foi difícil e doloroso para todos, quantas vidas se perderam, quantas pessoas ficaram sem emprego. Não podemos retroceder! Quem não completar o ciclo vacinal está colocando em risco a sua própria saúde e a dos amigos e familiares”, complementa Maria Angélica.

A 2ª dose é essencial para garantir a proteção contra casos graves e mortes por coronavírus. A 3ª dose foi liberada para idosos e profissionais da saúde em Mato Grosso do Sul e é importante para reforçar a imunização, considerando que estes grupos foram vacinados há vários meses e começaram a perder a capacidade de resposta do organismo contra a doença.

Compartilhar