Rio Grande do Norte recebe oficina de expansão do Programa ConcecteSUS - CONASEMS
voltar

COSEMS - RN | 10/06/2022

Rio Grande do Norte recebe oficina de expansão do Programa ConcecteSUS

O Ministério da Saúde através do Departamento de Informática do SUS (DATASUS) iniciou, nesta quarta-feira (8), a Oficina de Expansão do Programa Conecte SUS no Rio Grande do Norte. O evento é voltado ao gestor da Secretaria Municipal de Saúde, a representantes da Atenção Primária à Saúde e a profissionais de Tecnologia da Informação que apoia a Atenção Primária.

A Oficina, que tem programação até a próxima sexta-feira (10), no hotel Holiday Inn, em Natal, está sendo realizado com apoio do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do RN (Cosems-RN), Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS), Secretaria de Estado da Saúde Pública (SESAP), Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS) e Secretaria Municipal de Saúde de Natal.

“É importante que estejamos conectados para que nossas gestões possa atuar de maneira clara, transparente e organizada. Essa integração nos favorece e precisamos cada vez mais fazer uma saúde qualificada”, destacou Maria Eliza Garcia Soares, presidente do Cosems-RN.

Ainda de acordo com Maria Eliza Garcia, a Oficina é uma grande oportunidade para que os municípios do Estado do Rio Grande do Norte se apropriem do cenário atual de informatização no âmbito da APS, compreendam o fluxo e necessidades de atuação para a integração do PEC E-SUS APS e de sistemas terceiros à RNDS, e tenham seus gestores e corpo técnico qualificados acerca da ESD28, da RNDS e do uso das plataformas do Conecte SUS Cidadão e Conecte SUS Profissional.

“Está agenda tem o objetivo de apresentar a Estratégia de Saúde Digital para o Brasil, os Eixos do programa Conecte SUS, o cenário de informatização e apoiar os municípios do Rio Grande do Norte no processo de habilitação do Prontuário Eletrônico do Cidadão da Atenção Primária à Saúde [PEC e-SUS APS] e de sistemas terceiros para integração à Rede Nacional de Dados em Saúde [RNDS]”, esclareceu a presidente do Cosems-RN.

PROGRAMA

O Conecte SUS é um programa do Governo Federal com a missão de materializar a Estratégia de Saúde Digital para o Brasil 2020-2028 (ESD28). Regulamentado pela Portaria GM 1.434, de 28 de maio de 2020, tem no apoio à informatização da atenção à saúde, a implantação da RNDS e a promoção do acesso do cidadão, dos estabelecimentos, dos profissionais de saúde e dos gestores de saúde como pilares desse programa.

Dessa forma, a partir da Rede Nacional de Dados em Saúde o compartilhamento de informações entre os estabelecimentos e profissionais de saúde nos diversos pontos da Rede de Atenção à Saúde proporcionará a troca de histórico clínico para a promoção da continuidade e transição do cuidado em todos os níveis de atenção.

A ESD28, por sua vez, está alinhada com a nova Política Nacional de Informação e Informática em Saúde (PNIIS, 2021), que foi pactuada na reunião ordinária da Comissão Intergestores Tripartite (CIT) em 24 de junho de 2021, aprovada no Pleito do Conselho Nacional de Saúde (CNS) pela Resolução 659, de 26 de julho de 2021 e publicada em Portaria GM/MS 1.768, de 30 de julho de 2021.

PROGRAMAÇÃO

Confira a programação completa do evento AQUI.

Compartilhar