voltar

COSEMS - CE | 12/04/2019

Reunião Ampliada do Cosems-CE discute PGASS e DigiSUS

Reunião contou com a presença de mais de 180 participantes, com destaque para 90 secretários de saúde e 20 prefeitos

Aconteceu nesta primeira sexta-feira (5) de abril, mais uma Reunião Ampliada do COSEMS/CE, no auditório da Associação Atlética do Banco do Brasil, na qual, estiveram mais de 180 participantes, entre secretários de saúde, técnicos, apoiadores, com destaque aos 20 prefeitos municipais, que participaram de forma integral do debate.

A reunião teve como tema central a discussão do processo de montagem da Programação Geral das Ações e Serviços de Saúde (PGASS), em virtude do Processo Judicial que tramita na 6ª Vara de Fortaleza. Para o prefeito de Ipaporanga, Antônio Alves Melo, ”São nesses encontros que nós podemos programar as ações, na qual, poderão ter suas soluções buscadas via APRECE, Estado e Governo Federal”.

A participação de destaque dos prefeitos que estiveram no local foi de suma importância para os secretários de saúde presentes. Ambos puderam compartilhar os momentos e as dificuldades encontradas na área e, de forma mais específica, acerca da construção da PGASS. “A gente ver que essa mobilização tem que ser mesmo de forma conjunta. Essa presença forte mostra o intuito de repassar ao gestor máximo do município a verdadeira situação, visando trazer novas melhorias”, comenta o secretário de saúde de Cascavel, Luís Carlos.

(Leia mais sobre a PGASS, Câmara de Compensação e o Processo Judicial da 6ª Vara)

A grande quantidade de profissionais chamou a atenção da diretoria do COSEMS/CE, que classificou o encontro como um mais importantes para a abordagem do tema, pelo grau de interesse dos participantes. “Para mim foi à reunião mais importante em termos de participação e representatividade. Nosso objetivo era esse, fazer com que eles [prefeitos] pudessem entender a gravidade do momento que estamos vivendo, com essa possibilidade da Câmara de Compensação, inclusive, já foi montado uma Comissão dentro da APRECE para trabalhar de forma conjunta com a Diretoria do COSEMS/CE”, afirma Rilson Andrade, vice-presidente do COSEMS/CE.

A PGASS também foi pauta no período da tarde, dentro da Reunião da CIB, realizada na Secretaria de Saúde do Estado. A temática inclusive será tema certo dentro da programação do XVIII Congresso do COSEMS/CE, que acontecerá no dia 29 de abril, no Centro de Eventos do Ceará. Para saber mais informações e realizar sua inscrição, acesse o site clicando aqui.

Assessoria de Comunicação do COSEMS/CE