voltar

COSEMS - PA | 19/08/2020

Projeto do UNFPA em parceria com o Cosems/PA entrega kits dignidade a secretarias de saúde do Marajó

Nesta terça-feira, 18, durante a reunião da Comissão Intergestores Bipartite (CIB) realizada pelo Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (Cosems/PA) e pela Secretaria Estadual de Saúde do Pará (Sespa) foi feita a entrega de kits dignidade contendo insumos de higiene pessoal, que serão doados a gestantes e puérperas da região do Marajó, no Pará. Participaram da cerimônia simbólica os Secretários de Saúde dos municípios de Bagre, Paulo Ronaldo Rodrigues; de Anajás, Kelly Barros e Daniel Balbi, representando a Secretaria de Melgaço.

Os kits fazem parte da parceria do Cosems/PA com o Fundo de População das Nações Unidas no Brasil (UNFPA) para promoção de diversas atividades conjuntas, voltados à saúde sexual e reprodutiva dos adolescentes e garantia de direitos das mulheres.  O projeto, destinado a alguns municípios da Ilha do Marajó, também inclui a distribuição de contraceptivos a mulheres em idade fértil, incluindo preservativos masculinos e femininos.

Durante a reunião, foi apresentado um vídeo com a representante do UNFPA Brasil, Astrid Bant, que falou da importância da parceria do Conselho. “É uma parceria valiosa para somar esforços no desenvolvimento da saúde pública dos municípios do Pará, em especial da ilha do Marajó. No início deste ano, quando firmamos  a parceria, fomos surpreendidos com a pandemia da Covid-19, que tem cobrado um preço muito alto de pessoas e comunidades ao redor do mundo. Não temos dúvida que meninas e mulheres são as que mais sofrem. As ações conjuntas, desenvolvidas com o Cosems/PA, visa minimizar alguns impactos”, afirmou.

A entrega foi feita pelo presidente do Cosems/PA, Charles Tocantins; pelo secretário estadual de Saúde, Rômulo Rodovalho; e pelo secretário pelo secretário adjunto de Gestão de Políticas de Saúde da Sespa, Sipriano Ferraz. “Esta é a primeira etapa de um processo que iniciamos em discussão com as técnicas da UNFPA, Júnia Quiroga e Nair Souza, na qual faço referência a todos os técnicos do Fundo. Aproveito também para agradecer a Dra. Astrid Bant”, reforçou Tocantins.

A secretária de Saúde de Anajás, Kelly Barros, destacou que a ação vai somar com o trabalho desenvolvido em seu município em prol das mulheres, em especial as grávidas. “Essa parceria nos ajudará a incentivar o pré-natal. Vai também contribuir para o alcance das nossas metas e assim, garantir mais saúde para nossas gestantes”, completou.

 

 

 

Compartilhar