COSEMS/SC e CONASEMS presentes no 1º Congresso Catarinense de Urgência e Emergência - CONASEMS
voltar

COSEMS - SC | 03/08/2022

COSEMS/SC e CONASEMS presentes no 1º Congresso Catarinense de Urgência e Emergência

O COSEMS/SC e o CONASEMS levaram conhecimento e experiência para mais de 1.300 participantes do 1º Congresso Catarinense de Urgência e Emergência. O Evento realizado de 2 a 4 de agosto pelo município de Santo Amaro da Imperatriz (SC) com a coordenação da Secretaria Municipal de Saúde e Rede Samu.

Com a participação de profissionais do Samu e da área da saúde de 14 Estados, no primeiro dia foi abordado o tema “Importância do Planejamento nas Redes de Urgências e Emergências” pelo Assessor Técnico do CONASEMS Rodrigo César Faleiro de Lacerda, e pelo Assessor Técnico em Regulação à Assistência e Redes de Urgência e Emergência do COSEMS/SC, Clemilson de Souza.

Rodrigo destacou a importância de planejar as ações de saúde com a participação dos municípios, especialmente na Atenção Básica e isso inclui também entender o que é preciso para garantir o atendimento da Urgência e Emergência. Clemilson destacou a importância da representação do COSEMS/SC no planejamento com a participação das Secretarias Municipais de Saúde nas decisões de CIB. O COSEMS é o ente legal na pactuação da política de saúde com o Estado. E no nível nacional tem a pactuação tripartite com a representação do CONASEMS, CONASS e Ministério da Saúde.

O presidente do COSEMS/SC, Daisson Trevisol participou da abertura oficial do evento e afirmou que é importante a qualificação de todos os setores profissionais da Saúde. Daisson também fez um agradecimento especial a todos os profissionais do SAMU que sempre estiveram presentes no enfrentamento da pandemia da COVID-19.

A secretária municipal de Saúde de Santo Amaro da Imperatriz, Jaqueline Kraus destacou que é importante oferecer e promover debates para a promoção de ações em saúde pública sempre com o objetivo de fortalecer o SUS, com a melhoria de estruturas para o atendimento de qualidade aos cidadãos.

     

Compartilhar