COSEMS-RR realiza processo de escuta nacional da Atenção Básica - CONASEMS
voltar

COSEMS - RR | 20/04/2022

COSEMS-RR realiza processo de escuta nacional da Atenção Básica

Foi realizado na manhã desta terça-feira (19/04/2022) pelo Conselho de Secretarias Municipais do Estado de Roraima, de forma presencial, no auditório da Superintendência do Ministério da Saúde, o processo de escuta da Atenção Básica, que tem o objetivo de entender e reconhecer as fragilidades, com vistas a melhoria da Política Nacional da Atenção Básica no Brasil.

A Atenção Básica é o centro de comunicação da Rede de Atenção à Saúde e tem um papel chave na sua estruturação como ordenadora da RAS e coordenadora do cuidado.

Para cumprir este papel, a Atenção Básica deve ser o nível fundamental de um sistema de atenção à saúde, pois constitui preferencialmente o primeiro contato de indivíduos, famílias e comunidades com o sistema, trazendo os serviços de saúde o mais próximo possível aos lugares de vida e trabalho das pessoas e significa o primeiro elemento de um processo contínuo de atenção.

O processo é uma iniciativa do CONASEMS em parceria com os COSEMS de todo país, visando construir um Documento Técnico Político Nacional a ser apresentado ao Ministério da Saúde no Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde, em Campo Grande- MS, com foco na melhoria da Política Nacional de Atenção Básica no Brasil.

Os profissionais da Rede Colaborativa estão organizando a escuta nos estados, Coordenadores, Facilitadores e Apoiadores Regionais de saúde estão engajados no processo.

Em Roraima o evento foi conduzido pelo Apoiador Regional Sul, Adailton Paulino, tendo como mediadores do processo local, a Coordenadora, Kira Gomes, a Facilitadora, Laura Ferreira e a Apoiadora Regional Centro Norte, Valquíria Brito.

Compartilhar