voltar

COSEMS - PR | 16/09/2019

Cosems-PR inaugura sede própria

Nesta quinta-feira, 19 de setembro, dia em que a Lei 8.080/1990 instituiu o Sistema Único de Saúde (SUS), o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Paraná (Cosems-PR), depois de 32 anos de existência, inaugurou sua primeira sede própria, localizada na capital paranaense.

A solenidade de inauguração contou com a presença do presidente do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde, Wilames Freire, e do seu secretário-executivo, Mauro Junqueira, do deputado Michele Caputo Neto e do secretário de Estado da Saúde Beto Preto, além de representantes do Ministério Público, do Ministério da Saúde, da Associação dos Municípios do Paraná, do Conselho Estadual de Saúde, de consórcios de saúde do Paraná, dos conselhos regionais de secretarias municipais de saúde e outros parceiros.

A presidente do Cosems-PR, Cristiane Pantaleão, que também ocupa a vice-presidência do Conasems, falou aos convidados sobre o caminho trilhado pela entidade desde sua fundação. Contou do início singelo, sem espaço físico, passando pelo período em que ficou sediada na Secretaria de Estado da Saúde e, mais tarde, alçou voo para um espaço independente, mas alugado, alcançando o dia de hoje, com a conquista da sede própria, que chamou de “casa do SUS no Paraná”.

Ladeada por Ângela Pompeu e João Carlos Strassacapa, que representaram a diretoria desta gestão (2017-2019), Cristiane agradeceu pela parceria e pelo apoio dos presentes e também de todas as instituições que caminham junto com o Cosems na luta pela saúde.

Texto – Cíntia Monteiro/Cosems PR

Fotos – Luis Felipe Miretzki