Cosems-PI elege Diretoria e Conselho Fiscal para biênio 2021/23 - CONASEMS
voltar

COSEMS - PI | 31/05/2021

Cosems-PI elege Diretoria e Conselho Fiscal para biênio 2021/23

Na tarde desta sexta-feira (28), o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Piauí (Cosems-PI) elegeu, durante Assembleia Ordinária, realizada de maneira remota, sua Diretoria Executiva e seu Conselho Fiscal para o biênio 2021/2023. O evento contou com a participação dos secretários municipais de Saúde, técnicos, apoiadores e assessores do Cosems-PI.

A chapa única “Cosems-PI em defesa do SUS”, encabeçada pelas atuais presidente e vice-presidente da entidade, Auridene Moreira e Leopoldina Cipriano, foi eleita com 109 votos a favor e dois votos em branco.

A Presidente reeleita e Secretária de Saúde de Oeiras, Auridene Moreira, além de agradecer pelo apoio, destaca o compromisso de continuar a luta em defesa do Sistema Único de Saúde (SUS). “Diante do momento de crise em que todos nós gestores estamos passando desde 2020, nessa dificuldade de enfrentamento em uma jornada tripla, onde gestores e técnicos em nenhum momento têm medido esforços a ajudar e estarem na linha de frente da saúde, estamos confiantes no nosso trabalho. Continuamos ainda a enfrentar dificuldades durante 2021; com isso, mais do que nunca, precisamos de união, solidariedade e colaboração”, ressalta.

A gestora também apresentou propostas para o novo biênio, como o Planejamento Regional Integrado, Curso de Qualificação de Gestores junto ao Ministério da Saúde e apoio ao Previne Brasil. “O fortalecimento do Cosems-PI é uma consequência do esforço diário de cada secretário municipal de saúde do nosso estado, juntamente com toda a equipe técnica. O Cosems- PI é feito por todos nós, gestores dos 224 municípios do Estado”, diz.

“Nós montamos uma chapa em consideração àqueles que já estavam aqui, que se dedicam ao Sistema Único de Saúde, com gestores de todas as regiões do Piauí, para que tenham representatividade dentro da Diretoria do Cosems-PI. Estamos aqui mesmo com os compromissos enquanto gestores, empenhados na luta pelos direitos  dos municípios do Piauí. Mais dois anos de luta da Diretoria, assumindo a responsabilidade de representar os 224 municípios”, relata a Vice-presidente reeleita do Cosems-PI e Secretária Municipal de Saúde de Miguel Alves, Leopoldina Cipriano.

Assembleia

Outras pautas foram discutidas durante a Assembleia, como ajustes na redação do Estatuto do Cosems-PI, a aprovação unânime da prestação de contas do órgão, o parecer técnico do Conasems sobre as Leis Complementares n.181 e n.172 e a discussão sobre o parecer do Tribunal de Contas do Estado (TCE) acerca do pagamento do componente desempenho do Previne Brasil e a nota técnica emitida pelo Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) sobre o assunto, na interpretação do Cosems-PI isso não fere a lei complementar 173.

Compartilhar