voltar

COSEMS - MT | 15/03/2019

Cosems do Mato Grosso realiza Congresso Estadual

Entre os dias 12 e 14 de março, o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Mato Grosso (Cosems/MT) realizou, em Cuiabá, o XXII Encontro de Secretarias Municipais de Saúde do estado. Durante o evento, foi realizada a Mostra Estadual Mato Grosso, aqui tem SUS e a eleição da nova diretoria da entidade. O presidente do Conasems, Mauro Junqueira, esteve presente na solenidade de abertura.

No total, 111 trabalhos foram inscritos na Mostra Estadual, dos quais 17 foram escolhidos para participar da Mostra Nacional Brasil, aqui tem SUS. As experiências foram selecionadas por uma comissão convidada pelo Cosems, a partir das apresentações em formato de banners e dos resumos dos trabalhos. Os temas da mostra foram bem diversificados, com destaque para as experiências relacionadas à Atenção Básica e Vigilância em Saúde.

“Foi o maior evento de saúde pública do Estado, superando todas as expectativas em quantidade de participantes. Tivemos 385 pessoas cadastradas, das quais cerca de 90% eram gestores”, comemora o novo presidente do Cosems/MT e secretário municipal de Saúde de Tapurah, Marco Antônio Norbeto Felipe. Ele destacou ainda a importância da presença do presidente do Conasems, Mauro Junqueira, e o apoio técnico da entidade na qualificação da Mostra. “Foi uma prova grande de que os municípios têm feito muito pela sociedade”.

No último dia do Congresso, a equipe técnica do Conasems realizou uma oficina de avaliação da Mostra, cujo objetivo foi sobretudo contribuir para a elaboração dos textos de apresentação dos trabalhos. Cerca de 70 pessoas participaram do encontro, entre técnicos e gestores.

“Essa oficina deveria ser duplicada para chegar mais próximo dos municípios, porque temos experiências maravilhosas, mas há dificuldade de escrever sobre elas. Como sou também da universidade, tenho incentivado os profissionais do meu município a registrar o seu trabalho em um processo de educação permanente”, relata a secretária municipal de saúde de Diamantino, Cleide Maria Anzil. O município de Diamantino teve 18 experiências apresentadas na Mostra Estadual. O cuidado com a saúde do trabalhador foi escolhido para a Mostra Nacional.