Conasems participa da III Reunião Anual da Rede de Pesquisa em Atenção Primária à Saúde - CONASEMS
voltar

Gestão | 14/12/2010

Conasems participa da III Reunião Anual da Rede de Pesquisa em Atenção Primária à Saúde

677R0056_copy2
677R0056_copy2Os secretários Municipais de Saúde, Jorge Barreto (Piripiri/PI) e Fabia Richter (Cristal/ RS), e as integrantes do Cosems do Paraná e Rio de Janeiro, Tiemi Oikawa e Marcela Calda, representam o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) na III Reunião Anual da Rede de Pesquisa em Atenção Primária à Saúde, que acontece nos dias 13 e 14 de dezembro, em Brasília.

O evento é uma promoção do Departamento de Atenção Básica (DAB), da Secretaria de Atenção à Saúde (SAS) do Ministério da Saúde, e tem como objetivo reforçar o acesso ao conhecimento em Atenção Primária à Saúde (APS), por meio do intercâmbio e da cooperação entre diversos interessados no tema.

Rede de Pesquisa em Atenção Primária à Saúde

A Rede de Pesquisa em Atenção Primária à Saúde foi criada com o intuito de proporcionar a comunicação e articulação entre pesquisadores, profissionais, usuários e gestores da APS no Brasil, além de promover a melhoria da utilização dos resultados visando à qualificação da gestão da Atenção Primária à Saúde. Para a divulgação de trabalhos e fomento de debates entre os pesquisadores, a Rede dispõe de um portal, no qual consta um cadastro de pesquisas e de pesquisadores em APS.

Financiada pelo Ministério da Saúde, por meio do DAB/SAS, a Rede de Pesquisa em APS é gerenciada em parceria com a Associação Brasileira de Pós-Graduação em Saúde Coletiva (ABRASCO), contando com a representação de integrantes da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), da Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade (SBMF) e da Associação Brasileira de Enfermagem (ABEN), bem como de pesquisadores das principais instituições e universidades de cada uma das regiões do Brasil.

Agenda

Na segunda-feira (13/12), a III Reunião Anual da Rede de Pesquisa em APS inicia suas atividades às 8h30 e segue até 16h, horário em que o ministro da Saúde, José Gomes Temporão, participará da solenidade de lançamento dos livros “Trajetória da Saúde da Família no Brasil” e “Melhoria Contínua da Qualidade na Atenção Primária em Saúde”, no auditório do Edifício Premium, localizado no subsolo do prédio. Na terça (14/12), o evento começa às 9h, com participação do secretário de Atenção à Saúde, Alberto Beltrame, que tratará do tema “Desafios para construção de Redes de Atenção no SUS”. A partir de terça (14/12), a exposição fotográfica Saúde da Família estará disponível no hall do subsolo do Edifício Premium. Participe!

Reuniões

A I Reunião Anual da Rede de Pesquisa foi realizada em 2008, tendo a segunda edição em 2009. As reuniões tiveram o objetivo de discutir e fomentar a necessidade de valorização dos pesquisadores, dos técnicos e gestores que atuam na APS. Os participantes apontaram a importância do uso das pesquisas realizadas no Brasil para a tomada de decisão e a disseminação dos resultados encontrados pelos estudos desenvolvidos. Nas duas reuniões estiveram presentes pesquisadores brasileiros de diversas instituições de ensino e entidades parceiras do Ministério da Saúde (MS). A partir dos encaminhamentos dos encontros de 2008 e 2009, foi realizado, em setembro deste ano, o I Encontro do Comitê Coordenador da Rede de Pesquisa em Atenção Primária à Saúde. O objetivo foi ampliar a discussão sobre o desenvolvimento da Rede, lançar desafios ao grupo para acompanhar e fomentar o intercâmbio entre os participantes, distribuir tarefas e organizar um cronograma de atividades, além de discutir a contribuição do comitê no desenvolvimento de estudos de interesse do MS.

Compartilhar