Começa o novo levantamento sobre o mosquito da Dengue em Porto Alegre - CONASEMS
voltar

Gestão | 27/01/2011

Começa o novo levantamento sobre o mosquito da Dengue em Porto Alegre

Sem_ttulo
Sem_ttuloInicia hoje, 24, o primeiro Levantamento de Ìndice Rápido de Aedes aegypti (LIRAa) em 2011. Serão 120 agentes de combate a endemias, e supervisores, que estarão visitando cerca de 12 mil imóveis, durante cinco dias de atividade. Esses locais são amostrados segundo metodologia do Ministério da Saúde, escolhidos por sorteio nos 81 bairros da Capital.

Os agentes visitarão imóveis residenciais e comerciais, e a população será orientada sobre as medidas de prevenção, como evitar locais com acúmulo de água e que sirvam de criadouros para o mosquito. As larvas encontradas serão coletadas e os resultados do levantamento irão informar sobre a densidade de Aedes aegypti, orientando ações de vigilância e controle do vetor.

Essa nova estratégia de integração de informações, proposta pelo Ministério da Saúde, tem o objetivo de orientar ações de prevenção à doença. A identificação de áreas com maior densidade do mosquito vetor deverá ser priorizada no controle, com um incremento nas visitas domiciliares, ações educativas e mobilização social.


Assessoria de Comunicação da Secretaria de Saúde de Porto Alegre (RS) 

Compartilhar