Colegiados de Gestão Regional de Saúde de Alagoas traçam ações para 2011 - CONASEMS
voltar

Gestão | 07/02/2011

Colegiados de Gestão Regional de Saúde de Alagoas traçam ações para 2011

Colegiados_de_Gesto_4
Colegiados_de_Gesto_4A primeira reunião com os coordenadores dos Colegiados de Gestão Regional (CGRs), ocorrida nesta segunda-feira (7), no auditório Arthur Ramos, da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), discutiu as carências e as novas demandas para o ano de 2011. A reunião contou com a presença do secretário de Estado da Saúde, Alexandre Toledo e da superintendente de Gestão e Participação Social da Sesau, Sylvana Medeiros.

Toledo aproveitou a ocasião para reafirmar aos coordenadores dos colegiados o seu compromisso de contribuir para o fortalecimento da Saúde. “Vocês têm em mim um parceiro”, enfatizou, garantindo o apoio do governo do Estado, por meio da Sesau, às ações de saúde nos municípios.

O processo de regionalização em Alagoas e os avanços para o fortalecimento dos CGRs fizeram parte das discussões, além do funcionamento, representatividade e a legitimidade dos colegiados e o seu reflexo nas políticas municipais de saúde. Um dos pontos de pauta foi a realização de um Curso de Gerência da Atenção Básica, destinado aos coordenadores de Atenção Básica e Vigilância Epidemiológica dos 102 municípios.

Segundo a diretora de Atenção Básica da Sesau, Myrna Pimentel Ribeiro Villas Boas, o curso será ministrado em quatro oficinas, devendo ser concluído até abril. A capacitação tem como objetivo melhorar os indicadores de saúde do Estado.

Dengue – A assessora técnica da Superintendência de Vigilância em Saúde, Maria das Graças Correia, informou sobre o estudo do Ministério da Saúde que apontou Alagoas entre os 16 Estados com risco alto risco de surto de dengue e falou que todos, inclusive prefeitos e secretários serão convocados para junto com os municípios e Estado fortalecerem as ações de combate à dengue. Sylvana Medeiros chamou atenção para a responsabilidade sanitária de todas as áreas que podem contribuir com ações de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue.

Congresso- Outro ponto da reunião foi sobre a realização do Congresso Estadual de Secretarias Municipais de Saúde, que acontecerá no período de 19 a 21 de maio, em Maragogi. O evento, que será promovido pela Sesau, deverá reunir todos os municípios, principalmente, os profissionais que atuam nas áreas de vigilância epidemiológica, atenção básica e planejamento. Durante o Congresso está previsto encontro dos Cosems (Colegiados de Secretários Municipais de Saúde) do Nordeste e reunião dos CGRs.

Os Colegiados de Gestão Regional (CGR) são espaços imprescindíveis de negociação, pactuação e co-gestão solidária dos quais participam todos os gestores municipais de saúde dos municípios que integram a Região de Saúde e por representantes do Gestor Estadual, garantindo e aprimorando a aplicação dos princípios do SUS.  Em Alagoas, os CGRs funcionam nas cinco regiões de Saúde.


Assessoria de Comunicação da Secretaria de Saúde de Alagoas 

Compartilhar