2º Encontro Estudos e Compreensão Observatório de Custos: Desafios e Perspectivas do Financiamento da Saúde - CONASEMS
voltar

Financiamento | 16/07/2021

2º Encontro Estudos e Compreensão Observatório de Custos: Desafios e Perspectivas do Financiamento da Saúde

No próximo dia 22, o Núcleo Observatório de Custos e Economia da Saúde da Universidade Federal de Minas Gerais (NOCES/UFMG), irá realizar, às 14h30,  o 2º Encontro Estudo e Compreensão Observatório de Custos (EnECOC): Desafios e Perspectivas do Financiamento da Saúde. O evento é online e será conduzido pelos palestrantes Antônio Júnior (CONASS), Blenda Leite Santurnino Pereira (CONASEMS) e Fernando Antonio Gomes Leles (OPAS/OMS).

O evento será transmitido no Youtube pelo link: https://www.youtube.com/watch?v=QD9FxozhFg4

O evento faz parte de uma série de debates promovidos pelo NOCES/UFMG com o objetivo de estudar temas desafiadores e emergentes, além de apresentar a estudiosos, acadêmicos, gestores e demais interessados do Setor Saúde temas relevantes concernentes aos custos e resultados de estudos e pesquisas realizadas de forma mais rápida.

Sobre o EnECOC

Iniciado em 2012, o Encontro de Estudos e Compreensão Observatório de Custos (EnECOC) consiste em reunião ágil, contínua e sistemática de pesquisadores, gestores do sistema de saúde e sociedade para, como o próprio nome diz, buscar ganhos de resultados locais e juízo de valor rapidamente sobre temas relevantes e atuais.

Os Encontros são numerados ano a ano e são organizados pelo NOCES/UFMG com a parceria da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Organização PanAmericana de Saúde (OPAS/OMS), Grupo Banco Mundial, Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS) e Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS).

O Núcleo Observatório de Custos e Economia da Saúde vem promovendo reflexões, construindo conhecimentos e ações num processo de diálogo com a coletividade e espaços acadêmicos, para a consolidação de uma sociedade e saúde mais justa e equânime. É um encontro realizado em caráter ordinário pelo menos quatro vezes ao ano e, em caráter extraordinário sempre que for necessário.

Mini currículo dos palestrantes

Antonio Junior – É assessor técnico e coordenador de administração e de finanças do Conselho Nacional de Secretários de Saúde – CONASS. Representante do CONASS na Comissão Intersetorial de Orçamento e Financiamento do Conselho Nacional de Saúde. Foi conselheiro fiscal da Empresa Brasileira de Hemoderivados e Biotecnologia – HEMOBRÁS, de 2015 a 2020. Diretor executivo e Coordenador geral de execução orçamentária, financeira e contábil no Ministério da Saúde. Gerente geral de administração e finanças na Agência Nacional de Saúde Suplementar. Diretor de operação do Programa Bolsa Família no Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome. E Diretor de contabilidade e finanças na Universidade Federal de Santa Catarina. Universidade Federal de Minas Gerais Faculdade de Ciências Econômicas Núcleo Observatório de Custos Encontro Estudo e Compreensão Observatório de Custos

Blenda Leite Saturnino Pereira – Doutoranda em Saúde Pública pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo – FSP/USP, mestrado em Saúde Coletiva pela Universidade de Brasília e Especialização em Gestão em Sistemas e Serviços de Saúde pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais. Atualmente é assessora técnica em Economia da Saúde do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde. Membro da Comissão Intersetorial de Orçamento e Financiamento do Conselho Nacional de Saúde.

Fernando Antonio Gomes Leles – Graduado em Administração Pública pela Escola de Governo da Fundação João Pinheiro (2003) e especialista em Economia e Gestão da Saúde pela UNICAMP (2006). Cursou Mestrado em Saúde Global e Diplomacia da Saúde (ENSP/Fiocruz, 2012) e Mestrado em Saúde Coletiva (UnB, 2017). É Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental (EPPGG), atualmente cedido à Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde – OPAS/OMS, onde exerce o cargo de Oficial Especialista em Sistemas e Serviços de Saúde. Tem experiência nas áreas de Administração Pública e Saúde Coletiva, com ênfase em Política e Planejamento Governamentais, atuando principalmente nos seguintes temas: gestão em saúde, redes de atenção à saúde, atenção primária à saúde, financiamento do setor saúde, descentralização, regionalização, governança, saúde suplementar, participação social, auditoria e controle, transparência e cooperação internacional em saúde Sul-Sul.

Serviço:

2º EnECOC: Desafios e Perspectivas do Financiamento da Saúde

Data: 22 de julho

Horário: 14h30

Onde: Canal do YouTube do NOCES

Haverá emissão de certificado para os participantes. O certificado será enviado por e-mail.

Compartilhar