1ª Oficina Presencial do Grupo Técnico de Trabalho da Assistência Farmacêutica (GTTAF) aconteceu em São Paulo na última semana - CONASEMS
voltar

Assistência Farmacêutica | 11/05/2022

1ª Oficina Presencial do Grupo Técnico de Trabalho da Assistência Farmacêutica (GTTAF) aconteceu em São Paulo na última semana

Nos dias 3 e 4 de maio, aconteceu, na cidade de São Paulo (SP), a 1ª Oficina Presencial do Grupo Técnico de Trabalho da Assistência Farmacêutica (GTTAF) da Rede Conasems/Cosems do ano. Os dois dias de trabalho foram coordenados pelo assessor técnico do Conasems, Elton Chaves, com o apoio técnico dos consultores da Espanha, Luis Segu e Alexis Peres e da consultora Karen Costa.

Durante o encontro, representantes dos COSEMS de todo o país discutiram a Política de Assistência Farmacêutica e a Avaliação de Tecnologias em Saúde, temas relevantes e prioritários na agenda dos gestores municipais.

No primeiro dia, o grupo trabalhou na construção das diretrizes, estratégias e prioridades para a elaboração do Plano de Implementação/Ação do Conasems visando o apoiar os municípios na qualificação dos serviços farmacêuticos, baseado no Instrumento de Referência dos Serviços Farmacêuticos na Atenção Básica desenvolvido pelo Conasems.

A partir de uma dinâmica integrativa, os participantes puderem aproximar-se dos serviços farmacêuticos previstos no Instrumento, assim como, refletir, compartilhar e debater a partir do cenário atual quais as principais forças, fraquezas, oportunidades e ameaças, relacionadas aos âmbitos funcionais do Instrumento e quanto as prioridades e factibilidades para a implantação e/ou qualificação dos serviços farmacêuticos na Atenção Básica.

De acordo com o assessor técnico do Conasems, Elton Chaves, “a participação dos Cosems na apropriação do Instrumento de Referência dos Serviços Farmacêuticos na Atenção Básica é fundamental para a qualificação da assistência farmacêutica”.

No segundo dia da oficina, além dos representantes do GTTAF, houve a participação de um grupo indicado pelo Conasems formado por secretários municipais de saúde, assessores do Conasems (médicos sanitaristas e dentista), farmacêuticos de COSEMS e as secretarias municipais de saúde que receberam a primeira formação à distância em Avaliação de Tecnologias em Saúde.

Os consultores internacionais abordaram o tema do desenvolvimento da capacidade em Avaliação de Tecnologia em Saúde na gestão municipal, desde a perspectiva da participação ativa do Conasems na Conitec, do fortalecimento do processo de tomada de decisão no âmbito municipal e da identificação de inovação e tecnologias úteis para a Atenção Básica.

Para o consultor internacional Luis Segu, “o Conasems tem um papel protagonista e estratégico na condução da agenda da ATS no país, uma vez os 5570 municípios avaliam e tomam decisões de incorporações diariamente e por tanto, precisam estar em posição de dar a melhor resposta possível as necessidades dos cidadãos brasileiros”.

Durante o Conares, o grupo de profissionais de diversas áreas indicado pelo Conasems recebeu a certificação da formação da 1ª turma em Avaliação de Tecnologias do Conasems. O grupo durante o período de agosto a dezembro de 2021 recebeu a formação à distância dos consultores internacionais da Kune, abordando temas sobre benefício clínico incremental na saúde, avaliação das necessidades terapêuticas, princípios e métodos na avaliação econômica e análise orçamentária, além de casos práticos de avaliações publicadas.

Compartilhar