Zoonoses de Araçatuba (SP) disponibiliza animais para doação - CONASEMS
voltar

Gestão | 14/01/2011

Zoonoses de Araçatuba (SP) disponibiliza animais para doação

Cães à espera de um lar
Cães à espera de um larA grande maioria das pessoas tem uma boa lembrança relacionada a algum animal de estimação, seja gato ou cachorro. Os gatos, mais independentes, nunca negam um afago. Os cachorros, mais carinhosos, reconhecem até o barulho do automóvel de seus donos. Ambos podem transformar o ambiente de uma casa, deixando-a mais alegre, e mudar até o humor de qualquer pessoa após um dia cansativo de trabalho. Quem não se emociona ao ser recepcionado por um filhote abanando o rabo?

A Secretaria Municipal de Saúde (SMSA), por meio do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), disponibiliza cerca de 40 animais, dentre gatos e cachorros, para adoção. Os animais que são abandonados e encontrados nas ruas e casas abandonadas são levados para o CCZ, onde aguardam para serem adotados.

Segundo a coordenadora do CCZ, Carolina Cantão, a procura pela adoção está muito baixa. “Os animais esperam meses para serem adotados e, quando isso não ocorre, eles permanecem aqui o tempo que for necessário”, explicou a coordenadora. Ela conta também que a quantidade de gatos sempre é maior que a de cachorro, pois a maioria dos gatos é levada para o local após o nascimento.

O veterinário do CCZ, Diogo Gaubeur de Camargo, afirma que grande parte dos animais chega ao Centro em bom estado de saúde e aptos para serem adotados. “A maioria dos animais são abandonados pelos próprios donos e isso, talvez, justifica o bom estado de saúde”, afirma. Apesar da boa aparência, o CCZ faz uma avaliação nos animais e aplica vacinas necessárias antes do animal ser entregue para o adotante. Carmargo acrescenta que os animais ficam à disposição para que o dono os retire por sete dias. A partir desse prazo, eles ficam disponíveis para a adoção.

A pessoa que estiver interessada em adotar algum desses animais precisa ter mais de 18 anos e deve apresentar um documento original com foto. O CCZ fica localizado na rua Doutor Luiz de Azevedo, no bairro Paraíso,145, e funciona das 7h30 às 17h. Para mais informações o telefone do Centro é 0800 7700 525.


Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Araçatuba (SP) 

Compartilhar