voltar

Gestão | 11/03/2013

XXVII Congresso dos Secretários Municipais de Saúde reúne mais de 1.500 participantes em São Bernardo do Campo


Município de Ubatuba sediará a próxima edição do Congresso, em 2014

Considerado um dos maiores eventos de saúde pública do País, o XXVII Congresso do COSEMS/SP, realizado pelo COSEMS/SP, contou com mais de 1.500 participantes, entre os dias 5 e 8 de março, Centro de Formação de Profissionais da Educação (CENFORPE), em São Bernardo do Campo.

Ao todo, foram realizados 18 cursos em mais de 140 horas de atividades e um total de 940 inscritos, além de três Grandes Conversas, 18 rodas de conversas e o tradicional Café com Ideias. Compareceram ao evento, representantes de seis Estados, 230 diferentes Municípios e 184 Secretários Municipais de Saúde (SMS).

Assembleia Geral Ordinária

Durante o Congresso foi realizada a Assembleia Geral Ordinária dos Secretários Municipais de Saúde (SMS), que definiu o Município de Ubatuba, localizado no Litoral Norte do Estado, para sediar a próxima edição do evento, além de eleger a nova diretoria do COSEMS/SP, com a reeleição do Presidente e SMS de São Bernardo do Campo, Arthur Chioro.

“Conseguimos reunir representantes do Ministério da Saúde e da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo. Tivemos a ilustre presença do Ministro Alexandre Padilha na cerimônia de abertura. O evento foi um espaço para a troca de experiência e fortalecimento do movimento dos Secretários”, ressalta Chioro.

Carta

Ao final de cada Congresso a diretoria do COSEMS/SP produz um documento, a Carta de São Bernardo do Campo, aprovada em Assembleia, com as diretrizes e compromissos do Conselho para os próximos anos.

A Diretora de Comunicação do COSEMS/SP e SMS de Salto, Claudia Meirelles, cita que a Carta reproduz todos os anseios dos Secretários. “A Carta retrata nossa luta e norteia as ações dos Secretários. Com mais de 20 temas destaco a necessidade por um maior financiamento para a saúde. Os Municípios já estão no seu limite de gastos precisando de mais investimentos”. O documento será publicado, na íntegra, nos próximos dias.

Carta de São Bernardo do Campo.

Livros

No decorrer do evento a diretoria do COSEMS/SP celebrou a publicação de três livros: ‘Volume 3 – Estratégia Apoiadores’; ‘25 anos SUS e COSEMS/SP – Da Constituição de 1988 ao Decreto 7.508/ 2011’ e ‘SUS no Estado de São Paulo – Atualização para os gestores municipais’ (em parceria com a Secretaria de Estado de São Paulo SES-SP).

O primeiro relata a experiência exitosa do ‘Projeto Apoiadores’,  idealizado durante a gestão de Jorge Harada como Presidente do COSEMS/SP, com o objetivo principal de colaborar na implantação do Pacto pela Saúde no âmbito do Estado. Com seis anos completados em julho de 2013, a iniciativa galgou espaços e se tornou uma ferramenta estratégica de articulação regional, qualificação do processo de regionalização e fortalecimento do COSEMS/SP.

 

Já em comemoração aos 25 anos do COSEMS/SP, a obra apresenta o processo de municipalização, da descentralização e de construção do SUS. O leitor encontrará entrevistas com os ex-presidentes do COSEMS/SP, com destaques a aspectos positivos e desafiadores.

Em parceria com a SES-SP, o COSEMS/SP lançou uma obra que pretende atualizar e orientar os novos gestores às políticas públicas pactuadas e implementadas recentemente do Estado.

Logo 25 anos

Na cerimônia de encerramento, o Presidente do COSEM/SP apresentou aos congressistas o logo de 25 anos da associação, que será utilizado nas publicações impressas e digitais durante o ano de 2013.

Nova Diretoria

Presidente: Ademar Arthur Chioro dos Reis – SMS de São Bernardo do Campo

1ª Vice-Presidente: José Fernando Casquel Monti – SMS de Bauru

2ª Vice-Presidente: Kelen Cristina Rampo Carandina – SMS de Cordeirópolis

1ª Secretário: Stênio José Correia Miranda – SMS de Ribeirão Preto

2ª Secretário: Marcio Travaglini Carvalho Pereira – SMS de Marilia

1ª Tesoureiro: Luiz Fernando Nogueira Tofani – SMS de Franco da Rocha

2ª Tesoureiro: Jorge Yochinobu Chihara – SMS de Adamantina

Diretor de Comunicação: Cláudia da Costa Meirelles – SMS de Salto

Vogais:

1.Ana Emilia Gaspar – SMS de Ubatuba

2.Carmem Silva Guariente Paiva – SMS de Pereira Barreto

3.Carminio Antonio de Souza – SMS de Campinas

4.Edilson Abrantes Serathim – SMS de São Carlos

5.Iamara Luvizotto Colaiocovo – SMS de Cerquilho

6.José Everaldo Piedade Malheiros – SMS de Campos do Jordão

7.Luciana Aparecida Nazar Maluf – SMS de Batatais

8.Lumena Almeida Castro Furtado – SMS de Mauá

9.Mara Ghizellini Jacinto – SMS de Cedral

10.Marcos Estevão Calvo – SMS de Santos

11.Maria Dalva Amim dos Santos – SMS de Itapecerica da Serra

12.Paulo Villas Bôas de Carvalho – SMS de Mogi das Cruzes

13.Silvia Elisabeth Forti Storti – SMS de Olimpia

14.Simone Augusta Marques Monteaperto – SMS de Carapicuiba

 

COSEMS SP