Vigilância epidemiológica confirma redução nos casos de dengue em Alagoas - CONASEMS
voltar

Gestão | 03/12/2010

Vigilância epidemiológica confirma redução nos casos de dengue em Alagoas

Carro_fumac_percorre_as_ruas_de_Macei
Carro_fumac_percorre_as_ruas_de_MaceiO combate a dengue continua. A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) está intensificando  as ações de combate ao Aedes Aegypti, mosquito transmissor da dengue. Durante esta semana diversos carros fumacê percorrem bairros de Maceió com maior incidência de casos notificados. O bloqueio ao mosquisto, como denominam os agentes, ocorre ao anoitecer e amanhecer, mas integrar a população nesse processo é fundamental para conter o avanço da doença.

Segundo o gerente de Agravos não Transmissíveis da Sesau, Charles Nunes, a Sesau também vem realizando ações em parceria com os municípios, por meio das secretarias municipais de saúde. Além de capacitação promovida durante todo ano de 2010, o trabalho desenvolvido pelos agentes de endemias para a conscientização e aplicação do larvicida diflubenzuron tem sido fundamental para o combate à dengue.

De acordo com a diretora de Vigilância Epidemiológica da Sesau, Cleide Moreira, embora tenha sido registrado 5.572 casos de dengue em 2009 contra 52.543 em 2010, o boletim semanal da dengue já aponta significativa redução dos casos de dengue desde o último mês de agosto.

“Essa situação não é exclusiva de Alagoas. Em vários estados é um problema recorrente. Mesmo com a redução dos casos, a Sesau vai continuar realizando ações de prevenção e capacitação destinadas aos profissionais que atuam no Programa de Saúde da Família e promovido campanhas de conscientização e alerta sobre o combate à dengue” ressaltou, Cleide Moreira.

Assessoria de Comunicação da Secretaria de Saúde de Alagoas  

Compartilhar