UNA-SUS: Hanseníase na Atenção Primária à Saúde é tema de formação modular - CONASEMS
voltar

Gestão | 21/02/2022

UNA-SUS: Hanseníase na Atenção Primária à Saúde é tema de formação modular

O Ministério da Saúde lançou o programa de formação modular Hanseníase na Atenção Primária à Saúde. Produzido pela Escola de Governo Fiocruz Brasília, por meio da Secretaria Executiva da UNA-SUS, a qualificação conta com três cursos que podem ser realizados e certificados de forma independente ou pela realização do programa como um todo.

Criado para qualificar os profissionais de saúde, o programa de formação modular é composto por três cursos que versam, respectivamente, sobre: o diagnóstico e o tratamento da doença, com destaque à prevenção de incapacidades físicas e reabilitação; a redução do estigma e discriminação no processo de trabalho; e a gestão do programa de Hanseníase do Ministério da Saúde, considerando os marcos legais, contexto epidemiológico e estratégias necessárias para o controle da enfermidade no Brasil.

Confira abaixo informações sobre os três módulos e respectivos links de matrícula.

O cuidado integral em hanseníase

Esta oferta educacional trata desde o diagnóstico, com destaque ao tratamento oportuno da doença, até a prevenção e o tratamento das incapacidades físicas.​

Carga-horária: 40h

Para se matricular e acessar o curso, clique aqui.

Inclusão social por meio do enfrentamento ao estigma e da discriminação

A oferta incentiva o pensamento crítico-reflexivo sobre o processo de cuidado em hanseníase, tendo em mente o enfrentamento do estigma e da discriminação nos cenários de práticas da Atenção Primária à Saúde (APS), para promover a construção da autonomia das pessoas afetadas pela doença.

Carga-horária: 10h

Para se matricular e acessar o curso, clique aqui.

O programa de hanseníase nas políticas públicas de saúde no Brasil

Este curso traz informações sobre a gestão do programa de hanseníase do Ministério da Saúde, considerando os marcos legais, o contexto epidemiológico e as medidas para o controle da doença no Brasil.

Carga-horária: 10h

Para se matricular e acessar o curso, clique aqui.

Para saber mais sobre esse e outros cursos UNA-SUS, acesse: https://www.unasus.gov.br/cursos/.

Compartilhar