SMSA de BH e Mercado Central se unem no combate à dengue - CONASEMS
voltar

Gestão | 19/01/2011

SMSA de BH e Mercado Central se unem no combate à dengue

dengue_mercado_-_SMS_BH
dengue_mercado_-_SMS_BHO Grupo de Mobilização Social da Secretaria Municipal de Saúde de Belo Horizonte – MobilizaSUS-BH – promoveu, nesta sexta-feira (14/01), uma grande ação de conscientização contra a dengue no Mercado Central. Integrantes do grupo ocuparam as principais entradas do mercado, distribuindo panfletos e orientando a população sobre medidas de prevenção contra a doença. Além da panfletagem, foi realizada uma pesquisa para verificar o nível de conhecimento da população sobre a dengue.

“Estamos passando pelo período chuvoso e, por isso, precisamos ficar atentos aos possíveis focos. Escolhemos fazer esta ação de mobilização em um local de fluxo intenso de pessoas, buscando chamar a atenção de todos para a prevenção da doença. Elaboramos uma pesquisa para saber se as pessoas estão atuando no combate a dengue. Essa pesquisa também vai nos ajudar a desenvolver outras ações de mobilização”, ressaltou a coordenadora do MobilizaSUS-BH, Marina Marinho.

Os agentes de mobilização também percorreram os corredores do Mercado Central deixando uma mensagem para a população: “A Secretaria Municipal de Saúde, o MobilizaSUS e você juntos no combate a dengue”. O comerciante Jair Batista, que trabalha no Mercado Central há 60 anos, destacou a necessidade de todos combaterem a doença. “É importante fazer esta ação de conscientização em locais como o Mercado Central. Passa muita gente por aqui. Quanto mais pessoas na luta contra o mosquito, melhor”, avalia Batista.

De acordo com a administração do Mercado, cerca de 5 mil pessoas passam pelo local no horário de pico, entre 10h e 13h, horário que o MobilizaSUS desenvolveu a atividade no Mercado.

O MobilizaSUS promove ações continuas de mobilização social junto à população de Belo Horizonte. O grupo também realizou ação educativa, no mesmo dia, no Via Shopping, localizado na Avenida Pedro I, 402 – Pampulha.

Programação

Na próxima terça-feira (18/01), o MobilizaSUS-BH volta a se apresentar em frente ao Supermercado EPA (Avenida Waldomiro Lobo, 1179 – Guarani), com a Rádio Mobilização contra à dengue.

O MobilizaSUS também vai participar do programa “Férias no Parque”, da Fundação de Parques e Jardins, apresentando os espetáculos teatrais “Super Heróis no Combate a Dengue”, “Pina e Petita” e “Posse Responsável”, o último alertando o público da importância de vacinar os cães regularmente.

As apresentações acontecem no final de semana, dias 22 e 23 de janeiro, nos Parques das Mangabeiras, Parque Municipal Fazenda Lagoa do Nado, Parque Nossa Senhora da Piedade, Parque Ecológico Primeiro de Maio e Parque Ecológico Roberto Burle Marx (Parque das Águas).


Assessoria de Comunicação da Secretaria de Saúde de Belo Horizonte (MG) 

Compartilhar