SMSA de Belo Horizonte realiza mais uma ação de combate à dengue neste sábado - CONASEMS
voltar

Gestão | 03/12/2010

SMSA de Belo Horizonte realiza mais uma ação de combate à dengue neste sábado

dengue1
Está programada uma gincana com apresentações culturais e recolhimento de objetos que podem servir de criadouro para o mosquito da dengue

dengue1A Secretaria Municipal de Saúde (SMSA) promove, neste sábado (04/12), de 9h às 13h, uma gincana contra a dengue, na Vila São José, na Regional Noroeste da capital. O objetivo é incentivar ações de combate à doença por parte da população, eliminando principalmente os possíveis criadouros do Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue. A concentração acontece na Escola Municipal Ignácio de Andrade Melo (Rua Violeta de Melo, 988 – São José). Os estudantes e moradores da Vila São José serão divididos em quatro equipes para disputar a gincana. A equipe que conseguir recolher o maior número de inservíveis (copos plásticos, garrafas pet e sacos plásticos) será a vencedora.

Na escola Municipal Ignácio de Andrade Melo, acontecem também apresentações musicais e de teatro. A população ainda terá à disposição vários serviços, como avaliação de saúde; corte de cabelo; emissão de carteira de trabalho; encaminhamento para emprego e seguro desemprego; oficinas recreativas e educativas; além da Rua de Lazer do SESC.

A criançada também vai poder se divertir com a Rua de Lazer do SESC. A população vai receber informações sobre a doença nas barracas montadas no local, que oferecem ainda informações sobre Educação ambiental, Oficinas de reciclagem, Exposição de trabalhos sobre a dengue. Os alunos do Centro Universitário de Belo Horizonte (UNI-BH) vão medir a pressão arterial, IMC (Índice de Massa Corporal) e dar orientações sobre a prática correta de exercícios físicos e atividades interdisciplinares.

Com um repertório animado e muito divertido, a partir das 9h, será a vez da apresentação da Banda SUScesso. Em seguida, às 10h, os atores do Grupo MobilizaSUS-BH vão apresentar o esquete “Vida na Cidade”. Às 10h30, se apresenta o Grupo de Dança da Escola Municipal Eidemar Massote e, às 11h, acontece a contagem dos pontos das equipes que participam da gincana para a entrega dos prêmios.

MUTIRÕES

Somente este ano, já foram realizados 195 mutirões de limpeza contra a dengue na capital. Em média, um mutirão a cada dois dias. Nesses mutirões, foram recolhidas mais de 3.545 toneladas de lixo e 8.685 pneus.

Os dados de notificações e confirmações de casos mostram a tendência de redução da transmissão da dengue em Belo Horizonte, conforme pode ser verificado na tabela abaixo, ressaltando que os dados podem sofrer alterações.

NÚMERO DE CASOS

Até o momento, a capital registrou 67.904 notificações da doença. Desse total, 51.773 casos confirmados; 15.472 descartados e 659 aguardam resultados de exames. A região de Venda Nova é a que apresenta maior número de casos – com 11.578 confirmações –, seguida pelas regiões Noroeste – com 8.596 casos confirmados – e Norte – com 8.513 casos confirmados. Veja planilha abaixo:
Sem_ttulo

Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Belo Horizonte (MG)

Compartilhar