SMSA de Belo Horizonte intensifica ações de combate à Dengue - CONASEMS
voltar

Gestão | 19/01/2011

SMSA de Belo Horizonte intensifica ações de combate à Dengue

dengue
dengueCom o objetivo de conscientizar a população da importância de se evitar o avanço da dengue na capital, a Secretaria Municipal de Saúde (SMSA) de Belo Horizonte promove, hoje (19/01), a partir das 14h, uma grande ação de mobilização social na Praça Sete, no Centro. O Grupo de Mobilização Social da SMSA – MobilizaSUS-BH –, com o apoio da Rádio Mobilização, vai abordar as pessoas que transitam pelo local, orientando sobre os cuidados necessários para se evitar os focos da doença em suas casas e esclarecer as possíveis dúvidas dos cidadãos.

Neste mês de janeiro, o MobilizaSUS também participa do programa “Férias no Parque”, da Fundação de Parques e Jardins. No próximo sábado (22/01), de 10h às 12h, o MobilizaSUS se apresenta no Parque Fazenda Lagoa do Nado (Rua Desembargador Lincoln Prates, 240 – Itapuá), com o espetáculo teatral “Taquinho e Dona Conceição”, que mostra a importância do agente de endemias de uma maneira bem divertida. Neste mesmo dia, às 15h, o MobilizaSUS apresenta a esquete “Ti-ti-ti” aos freqüentadores do Parque Nossa Senhora da Piedade (Rua Rubens de Sousa Pimental, 760 – Aarão Reis). A esquete trata de duas amigas fofoqueiras que falam sobre Dengue, formas de prevenção e também discutem o desperdício de água no mundo.

O programa “Férias no Parque” continua no domingo (23/01), com apresentação do MobilizaSUS no Parque das Mangabeiras (Rua José Patrocínio Pontes, 580 – Mangabeiras), a partir das 10h. O público vai assistir ao espetáculo “Super Heróis no Combate a Dengue”, que trata da prevenção da doença, mostrando que atitudes simples podem acabar com a proliferação do mosquito causador da doença. A tarde, a partir das 15h, o MobilizaSUS se apresenta no Parque das Águas (Avenida Ximango, 809 – Flávio Marques) com a esquete “Ti-ti-ti”.

MUTIRÕES

A SMSA também promove, nos próximos dias, em parceria com a Superintendência de Limpeza Urbana (SLU), mutirões de limpeza nas diversas regiões da cidade. Amanhã (20/01), a partir das 8h, o mutirão acontece na área de abrangência do Centro de Saúde Lindéia, na Regional Barreiro.

Na próxima segunda-feira (24/01), os mutirões acontecem nas áreas de abrangência dos centros de saúde Conjunto Ribeiro de Abreu, na Regional Nordeste; Santa Terezinha, na Regional Pampulha; e Providência, na Regional Norte. Os mutirões começam às 8h.

Este ano, a SMSA já promoveu sete mutirões de limpeza contra a dengue. Em 2010, foram realizados 213 mutirões de limpeza contra a dengue na capital. Em média, mais de um mutirão a cada dois dias. Nesses mutirões, foram recolhidas mais de 4.308 toneladas de lixo e 8.834 pneus.

NÚMERO DE CASOS

Até o momento, a capital registrou 186 notificações de casos suspeitos da doença. Desse total, três casos foram confirmados, seis foram descartados e 177 estão pendentes. A Regional Barreiro apresenta dois casos confirmados da doença e a Regional Leste um caso. Veja planilha abaixo:

Dengue_Belo_Horizonte_


Secretaria Municipal de Saúde de Belo Horizonte 

Compartilhar