SMSA de Belo Horizonte comemora “Dia mundial da Consciência Negra” - CONASEMS
voltar

Gestão | 04/11/2010

SMSA de Belo Horizonte comemora “Dia mundial da Consciência Negra”

saude_populacao_negra_grande
saude_populacao_negra_grandeCom o tema “O Desafio da Equidade na Atenção à Saúde da População Negra”, a Secretaria Municipal de Saúde (SMSA) de Belo Horizonte comemora, nesta sexta-feira (05/11), o “Dia da Consciência Negra”. O evento acontece no auditório do BDMG (Rua da Bahia, 1600 – bairro Lourdes) a partir das 14h30.

A mesa será formada pelo Secretário Municipal de Saúde, Marcelo Teixeira; o Secretário Municipal de Políticas Sociais, Jorge Nahas; a Secretária Municipal de Educação, Macaé Evaristo; a Secretária Municipal de Direitos Humanos, Silvia Helena; a Secretária Adjunta de Saúde, Susana Rates; a Gerente de Assistência da SMSA, Maria Luisa Fernandes; e a Coordenadora de Promoção da Igualdade Racial, Maria das Graças Rodrigues.

Após a abertura oficial, será exibido o vídeo “Onde você guarda seu racismo?”. Em seguida, terá início o debate sobre “O Desafio da Equidade na Atenção a Saúde da População Negra”. Ainda no debate serão abordados outros temas, como a violência contra mulher pela gerente de Atenção à Mulher, Mônica Lisboa –; análise epidemiológica da desigualdade pela gerente de Atenção à Criança, Rejane Reis; e a doença falciforme pela médica Ana Paula Pinheiro, da Faculdade de Medicina da UFMG.

O Dia da Consciência Negra é celebrado em 20 de Novembro, data dedicada à reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira. A data foi escolhida para coincidir com o dia da morte de Zumbi dos Palmares, em 1695, líder do Quilombo dos Palmares e símbolo da resistência contra a escravidão.

Compartilhar