SMS realiza operação verão nas praias de Natal - CONASEMS
voltar

Gestão | 11/01/2011

SMS realiza operação verão nas praias de Natal

27-08-2010-animais
27-08-2010-animaisObjetivo é sensibilizar banhistas e turistas sobre as medidas de prevenção de doenças transmitidas por animais

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), inicia a operação verão 2011 na Capital. Durante os meses de janeiro e fevereiro, os programas de Controle da Raiva e o de Controle de Roedores, além do de Educação em Saúde, irão realizar atividades de monitoramento e orientação em todas as nas praias urbanas de Natal e em bairros próximos à orla.

Para mobilizar e chamar atenção dos banhistas sobre os riscos e como evitar a dengue, o Programa de Educação em Saúde estará com os profissionais caracterizados de mosquito da Dengue, percorrendo mesas e cadeiras na orla com mensagens de prevenção e realizando a distribuição de materiais informativos. As ações educativas contra a dengue terão início a partir do próximo domingo (16), das 9h às 11h30, na praia de Ponta Negra.

O Programa de Controle da Raiva Animal do CCZ intensificou seu trabalho de captura de cães vadios que estejam circulando pelas praias da cidade e disponibilizou uma equipe de médicos veterinários, para a orientação in loco da população sobre os riscos da presença de animais em áreas coletivas.

A captura de animais soltos em ambientes públicos tem como base a Lei Municipal 5.601/04. Neste sábado (15), a operação verão para a apreensão de animais percorrerá a praia do Meio e praia do Forte e, no próximo final de semana, será a vez das praias dos Artistas e Areia Preta.

Já o Programa de Controle de Roedores fará bloqueios químicos em terrenos baldios e imóveis dos quarteirões próximos às praias da cidade. Além disso, haverá um trabalho de sensibilização dos banhistas e dos turistas para não deixarem lixo na orla, o que favorece infestação de ratos nessas áreas. A iniciativa já percorreu a praia da Redinha e nos próximos dias 18 a 20 de janeiro, estará na Praia de Ponta Negra, das 8h às 11h40.

“Realizaremos um trabalho de controle ambiental, orientando a população sobre o que deve ser feito para evitar a proliferação de roedores. Quando necessário, também faremos a aplicação de veneno nas residências, a partir da autorização do proprietário”, explica o coordenador do Programa de Educação e Comunicação em Saúde do CCZ de Natal, João Pedro da Silva Neto.

Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Natal  (RN)

Compartilhar