
A coordenadora da Área Temática Hanseníase/Tuberculose da SMS, Eveline Vilar, destacou que a Hanseníase tem cura e o tratamento é gratuito. “As pessoas que tem algum sintoma da hanseníase podem procurar a Unidade de Saúde da Família da sua comunidade para diagnóstico precoce e tratamento da doença”, destacou.
Eveline reforçou que os sinais e sintomas mais freqüentes da hanseníase são manchas e áreas da pele com diminuição de sensibilidade ao calor e frio, ao tato e à dor, que podem estar em qualquer parte do corpo, principalmente nas extremidades das mãos e dos pés, na face, nas orelhas, no tronco, nas nádegas e nas pernas.
Confirmação – A confirmação do diagnóstico da hanseníase é feita pelo médico por meio de exame clínico, baseado nos sinais e sintomas detectados na observação de toda a pele, olhos, palpação dos nervos, avaliação da sensibilidade superficial e da força muscular dos membros superiores e inferiores. Dúvidas e maiores informações sobre a doença podem ser tiradas pela SMS através do telefone 3214-7970, no ramal 214.
Assessoria de Comunicação da Prefeitura de João Pessoa (PB)